Sem categoria

 O tema “Partido” precisa penetrar na essência dos nossos desafios

O Portal da Organização, rebento novo, vai lentamente dizendo a que veio, ou melhor, mostrando seu potencial. O espaço Opine na Vida Militante ou na Política de Quadros motivou várias intervenções, todas muito antenadas. Uma delas, até, me sensibilizou pelo poder de síntese de toda a atual linha de estruturação partidária. É a mencionada na frase acima.

Por Walter Sorrentino*

A discrepância entre a energia potencial e a energia cinética do Portal nos acompanhará por algum tempo, lamentavelmente. Só diminuirá quando todos se sentirem motivados a debater a realidade do partido, de sua vida interna, de modo dinâmico. Isso ainda não ocorre, o que reflete dilemas atuais da luta de classes e perspectivas de transformações revolucionárias; por sua vez, isso refrata na consciência, ou seja, afeta as convicções sobre a indispensabilidade de uma força dirigente do processo transformador. O fato é que nem nas instâncias de direção nacional o debate está inteiramente instituído.

Não é uma realidade nova. Mas sempre impressiona o quanto são fortes no PCdoB as ondas de choque sucessivas quando se trata de debater uma nova orientação política: de alto a baixo, um frêmito percorre o partido. Quando se trata de debater uma orientação político-organizativa, o mesmo não ocorre. A coisa é captada mais pela ramagem e não pela raiz; parece tema de segunda classe, própria de um segmento do partido e não de todo o partido. Nem sempre há uma abordagem política do assunto, o que se reflete em que quadros da maior projeção política no partido não se ocuparem do tema.

O fato é que o tema partido tem uma forte dimensão de consciência ideológica – programa e projeto, convicções e motivações, compromisso e disciplina. Mas, ou ele se transforma num discurso político – ou seja, vincado pela necessidade política e habitando a fala dos principais dirigentes políticos do partido – , ou ele ficará confinado a um discurso ideológico e segmentado. É preciso que o partido tenha “o tamanho das nossas ideias”.

Por isso, talvez, o Portal ainda não é muito acionado. Insisto e vou insistir nisso: creio que todos precisamos nos apossar dele. Ele é um jornal em tempo real feito por todos nós sobre o estado da vida partidária. Ao mesmo tempo, penso que, sobretudo, os quadros dirigentes podem ser os estimuladores ao seu uso. Porque, enquanto o tema partido não penetrar na essência mesmo dos nossos desafios políticos, não fizer parte orgânica deles, não se politizarem enquanto exigências, não será superado o hiato mencionado no início deste texto.

*secretário de Organização