Povo palestino é homenageado em Sessão Comemorativa

A Sessão Comemorativa, solicitada pelo vereador do PCdoB da capital, Dr. Ricardo Vieira, aconteceu na última terça-feira

Por proposição do vereador Dr. Ricardo (PCdoB), a Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou na noite de hoje, dia 30, uma sessão comemorativa para marcar a passagem do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, comemorado anualmente no dia 29 de novembro – data criada por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977.

Essa data ficou marcada desde o ano de 1947, quando a ONU aprovou, em Assembléia Geral, a resolução sobre a divisão da Palestina. Esta decisão foi tomada após o extermínio de judeus pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial e proporcionou a criação do Estado de Israel, fundado em 14 de maio de 1948.

Na tribuna, o parlamentar Dr. Ricardo explanou sobre a representatividade desta data, resgatando a história de luta e sofrimento desse povo aguerrido que, há 63 anos, resiste as torturas cometidas pelo Estado de Israel. O vereador também mencionou a arbitrariedade na partilha da Palestina e levantou a bandeira da libertação do Povo.

Na celebração estavam presentes a ex-vereadora e deputada estadual eleita, Angela Albino, o deputado federal eleito Esperidião Amin, o ex-vereador e presidente do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino de Santa Catarina, Nildomar Freire e, integrando o mesmo Comitê, Silvinha Grando. Lideranças palestinas prestigiaram o ato, dentre elas, o ex-embaixador da Palestina no México, Fausi Al Mashine, que agradeceu a iniciativa do parlamentar em propor o ato de solidariedade a este povo “sofredor, lutador e vencedor”e o sheik Amin Karan representante da comunidade islâmica em Santa Catarina, que enfatizou a causa Palestina como sendo “uma causa humana e de todos os povos do mundo”.

A celebração foi concluída com a lembrança emocionada de Silvinha Grando, em um filme construído por fotografias que narra a situação deste povo que vive hoje com apenas 8% de seu território.

de Florianópolis,
Caroline Concado