Programa Esporte na Comunidade conquista prêmio nacional

O Ministério do Esporte realiza no próximo dia 16, solenidade de entrega do 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. A cerimônia acontecerá às 14h, no auditório do Kubitschek Plaza, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília.

Foram julgados e selecionados os três melhores colocados em cada uma das cinco categorias concorrentes. São elas: ”Dissertação, Tese e Pesquisa Independente”, ”Monografia de Graduação e de Especialização”, “Relatos de Experiência”, “Ensaio” e “Mídias”, sendo esta última dividida entre Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Fotojornalismo, Webjornalismo e Audiovisual Educativo.

A cidade de Fortaleza conquistou o primeiro lugar na região Nordeste na categoria ”Dissertação, Tese e Pesquisa Independente” com o trabalho de ANA AMÉLIA NERI OLIVEIRA – CE: Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer: o Programa Esporte na comunidade.

O Programa Esporte na Comunidade é desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza através da Seccretaria de Esporte e Lazer. Segundo o Seceretário Evaldo Lima, "Representa a afirmação do Esporte como direito social onde o cidadão atua como protagonista e não apenas como espectador. Esporte não somente para atletas mas também como integrante da dignidade humana."

Considerando os autores principais e coordenadores dos trabalhos, serão premiados 17 homens e 30 mulheres. Com o dobro dos inscritos, a edição de 2010 registrou 222 trabalhos cadastrados e 182 aprovados. Na edição passada participaram 145 autores com 90 trabalhos.

O julgamento foi feito segundo os critérios de avaliação, relevância, viabilidade, inovação, fundamentação e argumentação crítica, qualidades linguísticas e visual. O resultado do concurso foi publicado na portaria nº 222, no Diário Oficial da União de 11 de novembro de 2010, assinada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. A mesma seleção com a classificação e o nome dos autores encontra-se disponível no portal do Ministério do Esporte www.esporte.gov.br .

Para a secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, o aumento do número de participantes do prêmio reflete o momento em que vive o Brasil do futuro. Segundo ela, esse novo formato de desenvolvimento está sendo desenhado em função das oportunidades trazidas pelos megaeventos esportivos que representam também um legado social.

Rejane Penna explica que não é só a estrutura urbana que vai crescer nem o desempenho técnico de nossos atletas. “Cresce o conhecimento, a participação e a qualificação dos brasileiros como um todo. Pesquisadores, universitários e gestores estão se engajando na criação do novo Brasil que dá prioridade ao esporte e ao lazer”.

Fonte: Ministério do Esporte