Câmara aprova PL de Luciano que cria Prêmio Burle Marx

A Câmara Municipal do Recife aprovou no dia 30, em discussão única, o Projeto de Lei nº 93/2010, de autoria do vereador e deputado estadual eleito Luciano Siqueira (PCdoB), que institui o Prêmio Burle Marx. O projeto prevê a premiação dos três melhores trabalhos elaborados por alunos do ensino fundamental do Recife sobre a obra do paisagista, pintor e escultor.

Os premiados serão escolhidos por uma comissão formada por técnicos da Prefeitura do Recife e representantes do meio artístico, cultural e acadêmico. A PCR também será responsável pela regulamentação do processo de inscrição, participação e premiação. A entrega do prêmio deverá ser feita durante a Semana Burle Marx, instituída pelo Executivo Municipal a partir de projeto de lei também de autoria do parlamentar.

“O prêmio Burle Marx representa um instrumento de estimulo, divulgação e sensibilização para o patrimônio histórico-cultural do Recife junto ao universo dos alunos do ensino fundamental, com ampla repercussão na sociedade recifense”, explicou Luciano. O paisagista Roberto Burle Marx é autor de diversos projetos no Recife entre eles a Praça de Casa Forte, a Praça do Derby e a Praça Euclides da Cunha (Internacional).

VOTOS DE APLAUSO

Na mesma sessão ordinária, a Câmara do Recife aprovou as propostas de Luciano de concessão de votos de aplausos ao IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira pela criação do Museu do IMIP e à Expoidea – A Feira do Futuro realizada no Recife de 19 a 27 de novembro.

O Museu do IMIP preserva a história do professor Fernando Figueira, fundador da entidade filantrópica que éreconhecida como um dos hospitais mais importantes do País na área de pediatria. Entre os objetos expostos, o caderninho onde o pai registrou com letra caprichada o nascimento do filho Fernando em 04 de fevereiro de 1919. Dois meses depois, a família Figueira deixou Portugal e veio para o Recife em busca de uma vida melhor.

O Museu do Imip funciona na Rua dos Coelhos, 300, nos Coelhos, no prédio do antigo Hospital Pedro Segundo. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h. As escolas precisam agendar visitas pelo telefone: (81) 2122-4100.

“Pessoalmente guardo uma relação de gratidão, amizade, reconhecimento e compreensão da importância histórica e atual daquela instituição pela prestação de saúde de qualidade à população mais pobre”, afirmou Luciano sobre a inauguração do espaço.

A Expoidea foi a primeira feira colaborativa de inovações do País. O evento, que inclui a realização de feira de negócios, palestras, debates cursos presenciais, cursos e atividades culturais, teve como temas centrais a Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Cultura.

Fonte: Site de Luciano Siqueira