PCdoB-BA debate desempenho eleitoral e novo governo Wagner

O Comitê Estadual da Bahia, em sua primeira reunião plenária após as eleições de 2010, neste sábado (4/12), em Salvador, avalia o desempenho eleitoral do partido e avança no debate sobre as perspectivas dos governos Dilma e Wagner. A direção estadual, composta por 63 dirigentes, entre os quais vários candidatos e candidatas eleitos e não eleitos, iniciaram a análise a partir de um texto introdutório intitulado “ Lutar pelo êxito dos governos Dilma e Wagner e ampliar o protagonismo do PCdoB.”

Na abertura da reunião, o dirigente nacional do PCdoB, atualmente diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo. Haroldo Lima, fez uma síntese da opinião do Comitê Central do partido que destaca o caráter estratégico para o Brasil da vitória de Dilma com a derrota da direita e a perspectiva de avançar nas conquistas obtidas em vários campos no país.

No que se refere ao desempenho nacional do partido, Lima defendeu as conclusões do Comitê Central que apontam a boa colheita eleitoral nacional do PCdoB e sucesso na implementação da alteração tática eleitoral realizada pelo partido em 2002, com o objetivo de crescer nas disputas proporcionais para a Câmara dos Deputados, Casas Legislativas estaduais e municipais e majoritárias,vinculadas às eleições para o Senado, governos estaduais e prefeituras.

Segundo Lima, há destaque na vitória para o Senado, já que o PCdoB ampliou as suas cadeiras e na disputa do governo do Maranhão, onde Flávio Dino por muito pouco não foi para o segundo turno das eleições.

O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, que dirige a reunião, abordou o desempenho do partido no estado. O PCdoB obteve grande vitória de sua tática eleitoral na Bahia com a eleição de três deputados estaduais e três deputados federais, além de destaque para as boas votações de várias candidaturas a deputado estadual .

Esse resultado se soma à eleição de Wagner para governador e Dilma para presidente, de dois senadores da frente política integrada pelo partido.

Sobre o governo Wagner, o presidente estadual informou que o partido pretende continuar contribuindo na gestão e ampliar o seu protagonismo na implementação do projeto de desenvolvimento econômico da Bahia, com fortalecimento da área de ciência e tecnologia e ampliação das conquistas na área da saúde e educação, além de conquistas nas formas democráticas de gestão e no campo social.

Entre os primeiros pronunciamentos, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, saudou a vitória do partido defendendo que esse resultado deve significar  ampliação do protagonismo do PCdoB no governo Wagner  e em instâncias locais  vinculadas ao governo federal.

A reunião prossegue até domingo (5) buscando analisar a campanha eleitoral, os resultados eleitorais e apontar as perspectivas de crescimento do PCdoB no estado.

De Salvador, Julieta Palmeira