Sem categoria

Batalhão de Campanha do Alemão será transição para UPPs

O Batalhão de Campanha que a PM montou para patrulhar o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro começou a funcionar na tarde desta segunda-feira (6). Comandanda pelo coronel Edvaldo Camelo, que já esteve à frente do 5º BPM (Praça da Harmonia) e do 9º BPM (Rocha Miranda), a unidade tem 250 homens e funciona provisoriamente nas dependências do 16º BPM (Olaria) que serviam de base para os policiais da Força Nacional de Segurança. O batalhão fará a transição até a instalação das UPPs da região.

"A missão do batalhão será exercer as funções específicas de polícia, como o patrulhamento das favelas que formam a área", explicou Camelo. O primeiro trabalho do coronel nesta tarde foi percorrer com uma equipe a Vila Cruzeiro, a fim de conhecer o local e esquematizar como será o policiamento.

Segundo ele, o objetivo é transformar os moradores do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro em parceiros do trabalho da polícia, por meio de denúncias contra traficantes ou eventuais arbitrariedades.

O trabalho de revista das casas ficara a cargo do batalhão. Camelo orientou seus policiais a só entrarem em residências que estejam com o morador. "Expliquei a eles que, como estarão todos os dias por perto, é mais adequado esperar o morador chegar", afirmou.

As bases efetivas do batalhão serão as casas apreendidas de traficantes da favela, como Pezão e Polegar.

Dilma e Jobim discutem atuação das Forças Armadas

A atuação das Forças Armadas no combate ao tráfico de drogas em comunidades populares do Rio de Janeiro foi o tema da reunião de três horas da presidente eleita Dilma Rousseff com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, realizada na segunda-feira na Granja do Torto.

Além disso, os dois também teriam conversado sobre a permanência de Jobim no comando da Defesa. Ele é cotado para permanecer no cargo, no entanto, seu nome não tem o endosso de seu partido, o PMDB. De acordo com o presidente do partido, o vice-presidente eleito Michel Temer, Jobim, se ficar, fará parte da cota pessoal de Dilma Rousseff.

Da redação, com agências