Sem categoria

Conselho de Ética deve apurar denúncia contra Gim Argello

Acusado de apresentar emendas para beneficiar entidades fantasmas, o senador Gim Argello (PTB-DF), relator do Orçamento de 2011, vai dizer no plenário do Senado que não tem como fiscalizar as entidades que recebem recursos das suas emendas e qualquer parlamentar está sujeito ao problema. Mesmo assim, alguns senadores consideram as acusações contra ele grave e não descarta que o problema seja levado ao Conselho de Ética da Casa.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo deste domingo (5), o senador elaborou emendas destinando recursos aos ministérios da Cultura e do Turismo para projetos culturais que seriam desenvolvidos por empresas fantasmas. Elas usavam endereço de fachada em Brasília.

Os institutos Renova Brasil, Inbraest e Projeto Viver repassaram da emenda do parlamentar R$ 3 milhões para Assessoria e Marketing Ltda, empresa que faturou R$ 3 milhões do esquema, e que tem como laranjas o jardineiro Moisés Morais e o mecânico José Samuel Bezerra.

“Vou conversar com outros parlamentares. Acho que uma acusação como essa, que até lembra o escândalo dos anões do orçamento de 1993, não pode ser ignorada. Não pode deixar de ir ao conselho, nem que seja apenas para ouvi-lo. Seria bom que isso fosse feito rapidamente”, diz o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Gim Argello diz que não conhece as empresas para onde enviou as emendas. Para ele, as denúncias fazem parte de um contexto maior de jogo de interesse na política nacional. “Acho que peguei uma missão muito grande e virei alvo das pessoas. Pode ser fogo amigo. Mas vou explicar tudo”, argumenta.

O Conselho de Ética é o responsável por analisar as denúncias contra parlamentares. Para que um caso chegue ao colegiado, no entanto, é preciso que algum partido ou político apresente formalmente um pedido de abertura de processo ou requerimento de explicações. Depois disso, é designado um relator, que tem seu parecer analisado e votado pelos integrantes do conselho.

De Brasília com informações do Correio Web