Sem categoria

Egito: Oposição boicota eleição vencida por Mubarak

O Partido Nacional Democrático, do presidente o Egito, Hosni Mubarak, elegeu no último fim de semana 424 deputados, dos 508 que compõem o Parlamento, conforme anúncio feito na segunda-feira (6) pela Comissão Eleitoral.

O presidente da Comissão, Sayed Abdelaziz al Omar, anunciou em entrevista coletiva que o PND conseguiu 424 cadeiras, os independentes 66 e a oposição, integrada por vários partidos, 14. Quatro vagas não foram eleitas, por irregularidades que anularam a escolha dos candidatos que as ocupariam.

ONGs egípcias pediram a Mubarak, no poder desde 1981, que "dissolva o novo parlamento" e convoque eleições, devido à suposta ilegitimidade do pleito. As ONGs alegam ter havido nos dois turnos irregularidades como a compra de votos e a proibição do acesso aos seções eleitorais a representantes da oposição.

Na semana passada, o movimento islâmico de oposição no Egito, a Fraternidade Muçulmana, declarou que não participaria do segundo turno.

A Fraternidade Muçulmana, um partido islâmico recente na história do país, tinha um quinto dos deputados no parlamento anterior. Ao não eleger nenhum parlamentar no primeiro turno, alegou que a votação foi "fraudada" e os resultados são "inválidos".

O partido de direita Al Wafd também seguiu o boicote, sendo que conseguira eleger dois parlamentares no primeiro turno.

Com agências e Opera Mundi