Sem categoria

OEA analisa conflito entre Nicarágua e Costa Rica

Os ministros das Relações Exteriores dos países que integram a OEA (Organização dos Estados Americanos) se reunem nesta terça-feira (7) para tratar do conflito entre a Costa Rica e a Nicarágua, países que disputam a posse de uma área de fronteira conhecida como Isla Calero ou Harbour Head, segundo o governo nicaraguense. A Costa Rica acusa a Nicarágua de manter a área ocupada após uma invasão territorial.

Os dois países consideram que todas as negociações já foram feitas, sem resultado conclusivo. Por esse motivo, a OEA entra em cena para intermediar o conflito, mas o governo da Nicarágua considera que o âmbito adequado para discutir o assunto é a Corte Internacional de Justiça de Haia ou o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Enquanto os governos debatem a posse da região fronteiriça, milhares de nicaraguenses, costa-riquenhos e cidadãos de outras nacionalidades rezam pela paz entre os dois países diante da imagem da Imaculada Conceição de Maria, levada para a frente da Embaixada da Nicarágua em San Jose, capital da Costa Rica.

A última vez que a presidenta da Costa Rica, Laura Cinchilla, manteve contato com o presidente nicaraguense, Daniel Ortega, foi por telefone, há um mês. Naquela ocasião, Chincilla disse que somente continuaria dialogando com Ortega "na presença de testemunhas".

A presidenta afirmou também que na última conversa com Ortega ambos concordaram em instruir seus embaixadores na OEA para adiar uma reunião do Conselho Permanente do órgão, a fim de tentar uma última solução bilateral, mas Ortega acabou voltando atrás em sua decisão.
Fonte: Agência Brasil