Angela Albino fala sobre ética na administração pública

A deputada eleita Angela Albino foi uma das convidadas pela Reitora do IF-SC Profa. Consuelo Sieslki Santos a palestrar no I Seminário de Ética Pública , que reuniu aproximadamente 60 pessoas no auditório da instituição durante o dia 06, segunda, 9h às 17h, no Campus Florianpolis. Participaram da mesa de debates, no início da tarde, além da deputada eleita pelo PCdoB, o vereador João Amin (PP) e o jornalista Carlos Damião.

Para a deputada, ética deve ser vista como um pressuposto na administração pública e não um favor que se faz aos eleitores. “A ética deve ser encarada como ferramenta de promoção de justiça e construção do bem comum. Miséria é antiético. A política, com ética, é transformadora. Ando pelas ruas do centro e vejo pessoas dormindo nas ruas, abraçadas a cães, como se essas pessoas também fossem animais. Para transformar, precisamos nos espantar com isso, e não achar que tudo é normal. Angela citou a Operação Moeda Verde, deflagrada na Câmara de Vereadores e que provocou a cassação de dois parlamentares.

O vereador do PP, João Amim citou Gandhi, Confúcio e a autora de Harry Potter durante sua explanação e apresentou um modelo de divisão da cidade em quatro eixos/óticas: gastronomia e cultura, paisagens e conectividade, inovação e conhecimento, e serviços e logística. Amim deu os parabéns à deputada eleita e salientou “Além de eleitores, ela também tem fãs.”

O jornalista Carlos Damião afirmou que vislumbra raios de luz e ética no cenário político e em diferentes partidos. Ele ampliou o debate para a necessidade urgente de se inserir ética nos meios de comunicação, principalmente na web. Para o colunista, twitters e blogs devem sim, responder judicialmente caso ofendam, caluniem ou persigam pessoas públicas ou cidadãos comuns. “Não falo de censura, falo de por fim a esse terrorismo midiático.”

Durante os debates, Angela destacou que a melhor punição é o controle social e chamou a atenção para o orçamento público de Florianópolis para 2011 – aproximadamente 140 milhões de reais estão destinados a Operação Tapete Preto. “ O interessante é que neste orçamento não há informação sobre quantas e quais serão as ruas a receber esta benfeitoria. Precisamos ficar atentos”, alertou a deputada.

de Florianópolis,
Dani Milidiu