Bahia realiza encontro de conselhos de defesa da mulher

O Conselho Estadual de Defesa da Mulher reúne integrantes dos conselhos municipais de todo o estado na próxima segunda-feira (13/12), em Salvador. O 1º Encontro Estadual, que acontece no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, das 8h às 17h, tem o objetivo de discutir o fortalecimento dos núcleos existentes e fomentar a criação da instância em cidades onde não existem.

Na pauta do evento, temas como a história dos conselhos de defesa dos direitos da mulher e seu papel na sociedade; diagnósticos dos conselhos em funcionamento, além de monitoramento das políticas públicas para garantir os direitos femininos. “O ponto central do Encontro será a discussão sobre as formas de fortalecer os conselhos municipais de Defesa da Mulher. Na Bahia, apenas 22 dos 417 municípios possuem conselhos estruturados. Nosso objetivo é incentivar que mais cidades instalem conselhos para pressionar pela criação de políticas públicas”, afirma a presidente do Conselho de Defesa do Direito da Mulher, Patrícia Ramos.

Patrícia lembra que os conselhos foram criados após a democratização do país por pressão dos movimentos sociais como forma de participar de todas as ações do governo. “Os conselhos são os olhos e os ouvidos da sociedade. É um espaço constituído por representantes do governo e da sociedade para pensar e monitorar políticas públicas voltadas para melhorar a vida das mulheres, além de promover a equidade de gênero”, concluiu Patrícia Ramos.

De Salvador,
Eliane Costa