Custo de vida em Belém é o mais caro do país, segundo IBGE

Uma triste notícia para a população paraense foi divulgada, nesta quarta-feira (8), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o balanço realizado pelo Instituto, sobre a inflação das maiores capitais brasileiras, Belém é a segunda capital no ranking do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

A capital paraense têm o maior custo de vida de todo país e em primeiro lugar no ranking anual do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como a segunda capital mais cara do Brasil.

O balanço do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mostra que a capital paraense está acima da média anual, que é de 5,83%. Belém fechou o ano com a média de 6,74%. Somente no mês de novembro, a capital ficou com 1,60%, perdendo apenas para Fortaleza que fechou o mês em 1,82%.

Segundo Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese/PA (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), os paraenses assalariados estão gastando metade do salário mínimo. 'O último balanço feito pelo Dieese mostrou que a cesta básica dos paraenses chega em torno de R$ 224, ou seja, o paraense gasta metade do salário só para se alimentar', explica

Já de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) Belém é, atualmente, a segunda capital mais cara do país, perdendo apenas para Curitiba (PR). A média anual da pesquisa é de 5,25% e Belém fecha o ano de 2010 com 6,45%. A média do mês de novembro fechou em 0,83% e em Belém com 1,40%.

De acordo com Roberto Sena, não existe perspectiva para declínio dos preços. 'Em janeiro, o preço do açaí e do pescado vai aumentar, ou seja, não existe um horizonte que aponte melhora', afirma.

Fonte: Portal ORM