Sem categoria

Conter inflação e manter crescimento é o desafio da China em 2011

O governo chinês se comprometeu neste final de semana a combater o avanço da inflação e, ao mesmo tempo, manter o crescimento econômico do país de forma “estável e relativamente rápida”. A informação é da agência oficial de notícias da China, Xinhua.

“A prioridade é lidar adequadamente com as relações entre a manutenção de um crescimento econômico estável e relativamente rápido, a reestruturação econômica e o gerenciamento das expectativas de inflação”, ressalta comunicado divulgado após o encerramento da conferência econômica anual chinesa.

Tal posicionamento se segue à constatação de que a inflação anual na China subiu em novembro ao ritmo mais acelerado dos últimos 28 meses, chegando a 5,1%. Além de cuidar dos preços, por meio de uma política monetária “prudente”, o governo chinês também reafirmou seu compromisso com uma política fiscal ativa no próximo ano.

Uma causa relevante da evolução dos preços, apontada por autoridades chinesas, é a depreciação do dólar em todo o mundo, estimulada pelas emissões promovidas pelo Federal Reserve (FED, banco central dos EUA) a pretexto de combater os efeitos da crise.

Com informações do Valor