SP e RJ detêm quase 45% das riquezas brasileiras

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, são responsáveis por 44,4% das riquezas produzidas no país, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta terça-feira (14). O levantamento do instituto considera a geração de riquezas de 2008.

Gráfico PIB

Apesar do domínio, a participação dos dois Estados no PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas por um país) brasileiro recuou nos últimos anos. Em 1995, ano usado pelo Ipea como base de comparação, Rio de Janeiro e São Paulo detinham 48,5% do total.

O estudo do Ipea informa que “houve certa desconcentração de atividade econômica, mas ela foi incapaz de mudar substancialmente o perfil regional brasileiro”.

– Isso sugere que a distribuição da atividade econômica no território nacional advém de mecanismos econômicos que garantem a estabilidade do sistema, ao menos no curto prazo aqui examinado.

Quando se consideram as macrorregiões brasileiras, o Sudeste – formado por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais – encabeça a lista com a maior geração de riquezas: 56% de tudo o que o Brasil produziu em 2008 saiu desses Estados. Em 2005, o Sudeste respondia por 59,1% do PIB brasileiro.

Informações R7