Escolas de Guarulhos terão serviço psicológico
Projeto apresentado pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) foi sancionado pelo Executivo
Publicado 13/12/2010 16:52 | Editado 04/03/2020 17:18
Sancionado no mês de novembro pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), projeto de lei idealizado pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) cria o “Serviço Psicológico Escolar nas escolas da rede municipal de ensino”. Conforme previsto na propositura, o serviço se estende aos alunos, pais e educadores – e a todos aqueles envolvidos no processo de educação.
Dentre outras atribuições, o psicólogo escolar deve assessorar a equipe “técnico pedagógica”, direção, supervisão escolar, coordenação pedagógica e orientador educacional, no sentido de viabilizar o processo pedagógico. O profissional que atuar na área deve ainda trabalhar pelo inter-relacionamento e comunicação com o corpo discente, visando compreensão, diagnóstico e intervenção em relação aos problemas de aprendizagem e/ou comportamento dos alunos.
A autora do projeto se diz contente com a aprovação da lei. “É uma luta que eu travo faz muito tempo. Como professora sei da importância deste serviço para as crianças, pais e profissionais da educação”, destaca Luiza.
Outra função do psicólogo que atuar nas escolas prevê que ele participe junto à equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como, ao esclarecimento sobre alunos já portadores da dependência química, e demais questões de saúde pública, realizando o encaminhamento ao órgão competente.
Como justificativa ao projeto, Luiza argumenta que a realidade social do Brasil demanda que os representantes do povo tomem atitudes que não podem mais ser retardadas e que é preciso encarar a escola como importante instrumento para a transformação desta realidade.
“A sociedade passa por grande crise social e a desestruturação familiar é uma realidade que cresce a cada dia implicando, assim, em problemas sérios e desvios de personalidade nas crianças e jovens de nossas escolas, necessitando de forma imprescindível de profissionais especializados para orientar os alunos da rede de ensino”, conclui a vereadora comunista.
De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares.