Sem categoria

Mazembe derrota Internacional e faz história no Mundial de Clubes

Pela primeira vez na história do Mundial de Clubes, um clube africano derrota um dos favoritos à conquista do título e se classifica para a final da competição, disputada nos Emirados Árabes Unidos. O TP Mazembe, da República Democrática do Congo, derrotou o brasileiro Internacional por 2 a 0 e disputará o título contra o vencedor da partida entre Internazionale de Milão versus o sul-coreano Seongnam, que será disputada na quarta-feira (15).

O Internacional perdeu para o Mazembe, do Congo, por 2 a 0 nesta terça-feira (14), no Estádio Mohammad Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes), e viu o sonho do bicampeonato no Mundial de Clubes se transformar em um vexame histórico.

Considerado pela mídia brasileira como "favorito absoluto" antes do jogo começar, o campeão da Libertadores da América perdeu muitas oportunidades de gol e foi eliminado por gols de Mulota Kabangu, aos 52 minutos e Dioko Kaluyituka, aos 87 minutos de jogo.

O Tout Puissant Mazembe (Todo Poderoso Mazembe), do Congo, se torna assim o primeiro time fora da América do Sul e da Europa a disputar a final, que será jogada no próximo sábado, às 15 horas (de Brasília). O Internacional disputará no sábado, às 12 horas, o terceiro lugar contra o perdedor da semifinal de amanhã.

O Tout Puissant Mazembe, ex Englebert, foi fundado em 1932 por monges beneditinos que dirigiam o Instituto de São Bonifácio Elisabethville, na cidade de Lubumbashi. Para diversificar as atividades dos que se dedicavam ao sacerdócio foi criado um time de futebol, denominado na época "a equipe de São Jorge", padroeiro da tropa.

O clube foi campeão da Copa Africana dos Campeões em 1967 e 1968. Em 2009 conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões da CAF, disputando o título contra o Heartland da Nigéria. Perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, mas venceu o jogo de volta, em casa, por 1 a 0, conquistando o terceiro título africano para a equipe e o direito de disputar o Mundial de Clubes da Fifa de 2009.

Em 2010 conquistou o bicampeonato da Copa Africana dos Campeões, ao vencer o Espérance ST da Tunísia na final (5 a 0 no jogo de ida e um empate em 1 a 1 na volta), o que lhe garantiu a vaga africana na Mundial de 2010.

Neste Mundial, o clube surpreendeu o favorito Pachuca, representante da Confederação Norte e Centro-Americana de Futebol (Concacaf) ganhando por 1 a 0. Em seguida enfrentou e eliminou na semifinal o Internacional de Porto Alegre pelo placar de 2 a 0, sendo o primeiro time de fora da Europa e América do Sul a disputar a final do Mundial de Clubes.

Da redação, com agências