Sem categoria

Dilma diz que país seguirá crescimento com distribuição de renda

A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse que o país dará um “salto” nos próximos anos e prosseguirá na trajetória de crescimento com distribuição de renda. Segundo ela, a base para essa evolução são os alicerces construídos ao longo dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós vamos dar um grande salto, continuar essa trajetória de crescimento com distribuição de renda, respeitando o meio ambiente”, disse ao ser homenageada pela revista IstoÉ como Brasileira do Ano, na noite desta quarta-feira (15).

Além dos avanços econômicos e sociais, Dilma Rousseff destacou a importância da cultura no processo de evolução do país. “O Brasil tem que reconhecer a força e a importância da cultura na formação da nossa alma, da nossa identidade como nação”, disse.

Participação de todos

Dilma afirmou que a próxima década será do Brasil e que gostaria de contar com todos os brasileiros para a missão que ela começa a desempenhar em 1º de janeiro.

"Essa vai ser a nossa década. Gostaria de contar com todos os brasileiros. Olharei para todos sem nenhuma distinção em relação a sua preferência partidária, religião ou time de futebol. Será para mim um grande feito dar continuidade a um governo do qual participei. Sucedo um governo que desenvolveu o Brasil com distribuição de renda. Um país que passou a ter consciência de sua força, de seu potencial", afirmou.

A presidente eleita agradeceu aos milhões de brasileiros que acreditaram nela e que "perceberam que é possível transformar o Brasil, que sejamos um grande país de classe média".

Ritmo acelerado

Ainda durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que deixará um país que caminha em ritmo acelerado – a 120 quilômetros por hora – para sua sucessora.

Ele brincou, dizendo que a situação do Brasil é tão boa que ele gostaria de poder administrá-lo agora. “Como eu queria ter herdado um país para governar depois do governo Lula”, disse ao receber o prêmio de Brasileiro da Década concedido pela revista IstoÉ, na capital paulista.

Lula ressaltou, entretanto, que as conquistas dos últimos anos foram resultado de um trabalho conjunto com os governadores, empresários e a sociedade. “O desenvolvimento dos últimos anos não foi atributo desse ou daquele indivíduo”.

A diminuição da desigualdade e da pobreza foi ressaltada por Lula como um dos grandes avanços de seu governo. “Todo o país ganhou, mas os pobres ganharam um pouco mais”, disse. “Este povo que passou a comer melhor e ter acesso ao emprego e a dignidade não se contentará mais com o prato raso da cidadania”, completou.

Informações Agência Brasil