Sem categoria

Evo Morales pede respeito a tradições andinas

O presidente boliviano Evo Morales pediu respeito às tradições andinas e solicitou à comunidade internacional apoiar seu rechaço à penalização da ONU ao uso da folha da coca pelo povo de seu país, noticiou neste domingo (19) a agência Prensa Latina.

“Não é possível que a comunidade internacional ainda ignore a importância do consumo legítimo da folha da coca e não da cocaína”, disse Morales durante cerimônia de homenagem aos encarregados pelo combate às drogas no país.

“A mastigação da coca é parte da cultura dos povos originários do Andes sul-americanos porque a erva é considerada alimento e serve ainda para afastar os efeitos da fadiga e enfermidades como diabetes”, explicou o presidente.

Apesar de, em seu estado natural, não produzir efeitos colaterais nem contra-indicações, a coca, base para a fabricação sintética da cocaína, figura em uma lista mundial de venenos produzida pela ONU. Morales adiantou que em janeiro o organismo internacional fará uma votação para definir sua posição a respeito do consumo tradicional da folha.

“Com muito respeito, senhores embaixadores, os senhores devem nos ajudar no reconhecimento deste consumo tradicional da folha porque é um direito dos povos indígenas, não apenas na Bolívia, mas em outros países como Peru e Equador”, enfatizou.

O chefe de Estado se dirigiu ao corpo diplomático presente em La Paz para assistir ato no qual foram reconhecidos os trabalhos da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico.

O grupo obteve recorde na batalha contra o tráfico de drogas em 2010 ao erradicar ao menos 8,2 mil hectares de coca plantados de maneira ilegal e mais de 20 mil metros quadrados de mudas.

Morales insistiu mais de uma vez diante da Comissão de Entorpecentes da ONU na necessidade de se descriminalizar a folha e acabar com a proibição da mastigação formulada nos anos 60.

Fonte: Prensa Latina