Vanessa é diplomada a primeira senadora eleita do estado

A primeira senadora eleita pelo Amazonas recebeu, na última sexta-feira (17), o diploma do Tribunal Regional Eleitoral. Vanessa Grazziotin (PCdoB) conseguiu o feito após uma acirrada disputa eleitoral. Antes de Vanessa, apenas Eunice Michiles (Arena) havia chegado ao senado pelo estado, como suplente de João Bosco de Lima. A diplomação também marca a chegada do primeiro quadro da esquerda amazonense ao Senado.

Vanessa Grazziotin
A entrega dos diplomas dos eleitos em 2010 aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que ficou completamente lotado. A cerimônia foi presidida pela desembargadora Maria das Graças Figueiredo.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, ao chegar ao local da cerimônia, declarou que seu único objetivo é fazer com que o Amazonas avance cada vez mais. Ele também informou que seu secretariado sofrerá algumas mudanças e que irá criar uma secretaria especial para tratar de assuntos e projetos voltados aos Portadores de Necessidades Especiais.

Em entrevista, Vanessa prometeu orgulhar o Estado e atuar em favor dos trabalhadores, do Amazonas e principalmente das mulheres. “Meu mandato foi conquistado com muita luta e voto por voto, por isso agradeço a confiança que a população depositou em mim e afirmo que este novo desafio será regido pela coerência e transparência”, afirmou.

Trajetória

Parlamentar ativa desde 1989, Vanessa dedicou-se a lutar para construir uma sociedade verdadeiramente solidária. Na verdade, essa caminhada teve início em 1979/1981, quando Vanessa participou do movimento estudantil através do Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas, e um ano após foi eleita presidente do DCE da UFAM e depois dirigente sindical na APPAM e CPB.

Em 1988 foi eleita para seu primeiro mandato de vereadora em Manaus, em seguida reeleita em 1992.

Em 1996 conquista o terceiro mandato como a vereadora mais votada para a Câmara Municipal e em 1998 se elege deputada federal. Em 2002, reeleita deputada federal, Vanessa obteve a segunda maior votação proporcional do país: quase 200 mil votos. O ano de 2004 foi o de sua candidatura à prefeitura da capital, alcançando um destacado terceiro lugar. E 2006, marcou a reeleição para o seu terceiro mandato federal.

Em 2007, foi indicada para coordenadora da bancada do Amazonas na Câmara e presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Durante esta trajetória muitas conquistas foram atingidas, como o projeto da meia-passagem, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a fábrica de produção de medicamentos, o combate à grilagem, a valorização do salário mínimo, a defesa da Zona Franca de Manaus e o
início da construção do gasoduto Coari-Manaus.

De Manaus,
Ana Paula Batista