Cirurgiões da Santa Casa aprovam proposta de paralisação

Os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza paralisam suas atividades, por tempo indeterminado, a partir do dia 27 de dezembro, segunda-feira. A decisão foi tomada durante assembleia geral da categoria, realizada na noite desta segunda-feira (20/12), no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC). Eles protestam contra os atrasos constantes nos repasses de recursos por parte da prefeitura de Fortaleza para a Santa Casa.

Conforme acordo firmado entre o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina e Ministério Público, as secretarias de Saúde do Estado e do município têm que repassar, mensalmente, R$ 40 mil para a Santa Casa de Misericórdia. Com esses recursos, o valor pago pelo SUS para cada procedimento cirúrgico fica acrescido em 100%.

No entanto, os médicos continuam sem aumento porque a prefeitura de Fortaleza, ao contrário do governo do Estado, não vem cumprindo o acordo e até a semana passada permanecia com dois meses atrasados (setembro e outubro). Com a ameaça de greve dos cirurgiões, a Secretaria de Saúde do Município depositou apenas a parcela relativa ao mês de setembro.

Os cirurgiões querem a garantia de que esses recursos serão repassados regularmente, como foi acordado na presença da Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, e não mais precisem paralisar suas atividades para obrigar a prefeitura a cumprir com seu compromisso. Na assembleia desta segunda-feira, os médicos afirmaram que esperam mais esta semana. Se os recursos relativos ao mês de outubro não forem depositados, a greve será deflagrada na segunda-feira, dia 27 de dezembro, por tempo indeterminado.

Fonte: SIMEC