Maranguape: Secretário de Educação apresenta balanço das ações

Valorização dos professores, modernização tecnológica, e investimento na infraestrutura das escolas. Segundo o Secretário de Educação, Gilvan Paiva, em entrevista à FM Maranguape, na última terça-feira (21/12), estes foram os principais pontos de ação da secretaria em 2010. Ele falou sobre diversos assuntos desde os avanços da Educação no Governo Lula, até os projetos implementados em Maranguape.

Para ele, a educação avançou não apenas no município, mas, no país como com a criação do Sistema nacional de educação e da Lei de Diretrizes e Bases ( LDB). “É preciso ter um esforço articulado, entre governo federal, estadual e municipal. Vivemos agora o debate sobre o novo Sistema Nacional de Educação, que será atualizado e valerá para os próximos 10 anos”, explicou.

Outra temática discutida foi a importância do Projeto Alfabetização na Idade Certa ( PAIC). Maranguape participa e tem feito um grande esforço em garantir a alfabetização efetiva dos alunos. “Se o nosso aluno não lê bem, não interpreta, não compreende, em todas as disciplinas ele vai ter dificuldades. Esse aluno que não desenvolve essa habilidade se arrasta por todas as séries e muitas vezes não chega ao ensino médio”, justificou.

Segundo Gilvan Paiva, a valorização dos professores é uma questão fundamental, por isso está em implantação o Plano de Cargos e Carreiras, além disso, foi estabelecido o piso do magistério que acompanha uma política de recuperação salarial. Outro benefício dentro deste ponto, também concedido na Gestão George Valentim, foi a implantação da “Ascensão Automática”, aquele professor concursado que concluir uma pós-graduação, pode imediatamente requerer a gratificação.

Uma novidade anunciada para 2011 foi o lançamento do Programa de Formação Municipal, que implicará na qualificação permanente e mais uma vez reforça a ideia de valorização do professor. “Neste projeto teremos a ampliação dos horizontes culturais, através da literatura, teatro, cinema, entre outras linguagens”, explicou Gilvan Paiva.

No próximo ano haverá também uma ampliação da modernização tecnológica. Atualmente, há mais de 30 escolas do município com acesso a internet, no início da Gestão George Valentim, eram apenas 14. “Até o próximo ano todas as escolas pólo estarão com internet”, afirmou o secretário. O projeto, segundo Gilvan, caminha independente do projeto do Governo do Estado do Cinturão Digital, pois até que este seja implantado a Prefeitura de Maranguape espera já ter criado condições para conectar professores e alunos a internet. Para receber essa novidade, os secretários escolares participaram de um curso de informática este ano.

Ainda sobre informatização, o secretário destacou a criação do Sistema de Gestão escolar em tempo real, que é alimentado diariamente pelas escolas com informações sobre notas e matriculas, em breve será disponibilizado também a freqüência e outras informações. “Em breve no site da Prefeitura, os alunos poderão ter acesso a estas informações, para isso terão uma senha”, explica o secretário.

Quanto a infraestrutura, mais de 20 escolas foram reformadas. “Escola boa é aquela que tem professor satisfeito e escola estruturada”, disse o secretário. Além disso, está sendo construída a Proinfância, uma creche moderna, ao lado do CAIC. As obras estão 50% concluídas, a previsão é inaugurar no primeiro semestre de 2011.

Outro ponto positivo da atual gestão foi a criação do Núcleo de Transporte Escolar, para acompanhar e fiscalizar como está acontecendo o deslocamento dos alunos. Foi criada ainda a Célula de Formação e a Célula de Avaliação.

O secretário destacou ainda a implantação de programas de Educação Integral no município, que vão dar condições da juventude se desenvolver, ter perspectivas e até potencializar habilidades. No “Programa Mais Educação” 3200 crianças e adolescentes serão beneficiados, já no “Segundo Tempo” serão 2mil.

“Imagine um menino ter um contato com a música, a rádio e se ele se empolga com isso pode se transformar em profissão. Ele pode ainda treinar a escrita através do jornal escolar. Este é um período mais prático para absorver outros tipos de conhecimento. Apresenta a eles um universo cultural mais amplo”, justifica. O Secretario finalizou dizendo que tudo isso tem sido feito com o compromisso de alcançar a excelência na educação e fazer da educação de Maranguape referência para outros municípios.

Fonte: Prefeitura de Maranguape