Sem categoria

WikiLeaks publicará documentos polêmicos sobre Israel

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, afirmou em entrevista divulgada pela rede de televisão al-Jazira que publicará 3,7 mil documentos sobre Israel dentro de quatro ou seis meses.

"Ainda estamos esperando para publicar documentos sobre Israel, a grande maioria deles não foram divulgados e são polêmicos", disse. Segundo o criador do WikiLeaks, que filtrou mais de 250 mil comunicações diplomáticas norte-americanas, a organização tem 3,7 mil "documentos relacionados com Israel ou cuja origem é Israel", e que apenas "1 ou 2%" deles foram revelados.

Nestas mensagens, entre as quais há "documentos delicados" e "secretos", segundo Assange, constam questões relacionadas com a guerra entre Israel e o Hezbolá em 2006 ou sobre a morte do dirigente do grupo palestino Hamas, Mahmud al Mabhuh, em janeiro deste ano, supostamente provocada pelos serviços de inteligência israelenses.

"Dependemos até agora dos cinco grandes jornais do mundo, e o que já foi publicado reflete os interesses destes diários, como The Guardian, El País e Le Monde, mas não representam necessariamente o que consideramos importante, mas vamos revelar todos os documentos que temos, e isto demorará quatro ou seis meses", explicou.

Assange negou ter mantido qualquer contato com o governo de Israel. "Não tivemos nenhum contato direto ou indireto com Israel, mas acreditamos que os serviços de inteligência israelenses acompanham de perto o que fazemos", disse.

Fonte: Opera Mundi