Esporte e lazer movimentaram capital durante todo o ano

 No dia 28 de maio deste ano, foi inaugurada em Aracaju a primeira Praça da Juventude do Brasil. Localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, a praça foi construída através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Aracaju, atendendo às crescentes demandas da população aracajuana por esporte recreativo, cultura e lazer.

 A praça conta com ginásio poliesportivo coberto, pistas oficiais de atletismo, pista para caminhada, quadra de vôlei de praia e futevôlei, campo de futebol society, pista de skate, mini-half e sala de ginástica. O local tem ainda anfiteatro fechado e aberto para apresentações culturais, parque infantil, áreas de vivência, arquibancadas, quiosque para a venda de lanches, vestiários, banheiros, estacionamento e espaço para a terceira idade. Além 5.500 m² de área verde, rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil.

Desde a inauguração, a Praça da Juventude se firmou com um espaço público modelo, onde foram realizadas diversas atividades recreativas, a exemplo da comemoração da ‘Semana da Criança', apresentações teatrais como o espetáculo ‘Till, a saga de um herói torto'e o ‘Auto do Menino Deus'. Além de competições esportivas, como a final do Campeonato Sergipano de Boxe, o 3º Encontro Amiguense de Parkour e a Olimpíada Esportiva da Universidade Federal de Sergipe.

Outras Praças da Juventude serão construídas, diversificando os pontos para realização de práticas esportivas e recreativas na capital. A promoção da saúde através do esporte e lazer faz parte das atividades desenvolvidas durante todo o ano pela Prefeitura de Aracaju, que através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), em conjunto com outras secretarias, mantêm um calendário anual de atividades, sempre voltadas para ampliação do bem-estar da população.

Parcerias

Essas ações, promovidas de forma gratuita em diversos pontos da cidade, foram um dos principais fatores que levaram Aracaju a ser reconhecida, em 2008, como a ‘Capital da Qualidade de Vida'. De lá pra cá, as atividades foram ampliadas, atingindo um público cada vez maior. O Programa Academia da Cidade, parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, passou a funcionar em dois turnos, contando atualmente com 15 pólos e 6.000 pessoas cadastradas, que participam de aulas de ginástica localizada, caminhada monitorada, aeróbica, musculação e yoga.

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Funcaju, com o objetivo de difundir o acesso às práticas esportivas e suprir a carência de políticas públicas e sociais relacionadas ao esporte recreativo e ao lazer, realizou diversas ações durante o ano. Em Aracaju, o programa atende sete praças e, em cada uma delas, um coordenador e seis agentes sociais desenvolvem as atividades.

Em 2011, uma nova parceria será retomada. O Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, volta a atender crianças e jovens com atividades esportivas realizadas durante o turno em que estes não estão na escola. As ações realizadas pelos coordenadores e monitores não têm fins competitivos e são voltadas para a educação e interação dos alunos, sempre com foco na cidadania. Além dessas atividades, o projeto oferece oficinas culturais que estimulam a criatividade e a expressão artística.

Fortalecimento

Entre os dias 16 e 17 de abril, foi realizada a III Conferência Municipal do Esporte, com tema 'O Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais', com o objetivo de estabelecer linhas estratégicas, ações e metas para o desenvolvimento do setor nos próximos 10 anos.

O evento, que acontece de dois em dois anos, reuniu estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e gestores da área. Durante os dois dias, houve a discussão de metas e ações fundamentais para o planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante o próximo biênio. Os resultados da III Conferência Municipal do Esporte foram levados à Conferência Estadual e posteriormente à Conferência Nacional.

Competições e apoio

Este ano foi marcado ainda pelas diversas competições organizadas pela Prefeitura, dentre elas a Corrida Cidade de Aracaju e a Corrida Especial, que atraíram competidores de diversas partes do Brasil e do exterior; as competições nas diversas modalidades esportivas do Projeto Verão e da I Virada Cultural; o I Festival de Vela e Motor da Orla Por do Sol; as atividades recreativas do Forró Doce Caju e do circuito Arte em Toda Parte, dentre outras.

O apoio aos principais eventos esportivos também foi uma constante. Através de auxílio com fardamento, premiação e equipamentos, a prefeitura ajudou na organização de vários eventos, desde campeonatos de bairro a grandes competições de nível nacional e internacional, como a 1ª Taça Aracaju de Jet Sky, Torneio Internacional de Tênis, Torneio Tirandentes de Beach Soccer, I Encontro Internacional de Budo, e muitos outros.

Para Silvânia Barros, diretora de esportes da Funcaju, este ano o balanço foi muito positivo. "O esporte e lazer é um meio muito eficaz para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, além de ajudar na diminuição da criminalidade. Em 2011 esperamos desenvolver ainda mais projetos e programas para difusão das práticas esportivas, e apoiar as federações e entidades que são parceiras no fortalecimento do esporte", comenta.