PMA quer transformar Aracaju na capital da inclusão digital

 Aracaju caminha para ser a capital da inclusão digital no Brasil. Iniciativas recentes têm se somado para ampliar as possibilidades de educação, cultura e conhecimento da população por meio da internet. Os principais exemplos são os projetos ‘Aracaju Digital', ‘Um Computador por Aluno (UCA), ‘Nota Fiscal Eletrônica' e a implantação de sinal Wi-Fi em seis novos ônibus das linhas Augusto Franco/Jardins e Augusto Franco/Hermes Fontes.

 Segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, um dos coordenadores do processo de inclusão digital na cidade, as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju fazem parte de um objetivo maior de transformar o município na capital da inovação. "Nós temos um grande projeto chamado ‘Aracaju Capital da Inovação' em que uma série de ações inovadoras está sendo realizada. Algumas na parte tecnológica e outras de cunho ambiental, e modernização da mobilidade urbana", informou.

Na área da tecnologia o destaque fica por conta do projeto Aracaju Digital, lançado no início deste mês pelo prefeito Edvaldo Nogueira no Parque da Sementeira. A iniciativa vem para democratizar o acesso à internet por meio da disponibilização de redes sem fio (wireless) em diversos pontos da cidade. As próximas áreas a serem contempladas são o bairro Bugio, seguido de uma praça no Centro da cidade e do calçadão do bairro 13 de Julho. A prefeitura pretende cobrir 30% do município com internet gratuita até 2012.

Outra medida importante é a implantação da Central de Inteligência de Transporte e Trânsito (CTTI), que já está sendo operada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) desde setembro deste ano. Por meio da CTTI, agentes treinados monitoram os 12 pontos da cidade nos quais foram instaladas câmeras especiais. Ao identificar alguma ocorrência que possa provocar transtornos no trânsito, são passadas as informações via rádio para os agentes de trânsito mais próximos do local indicado.

Mais uma importante ação realizada nesse sentido foi a entrega de laptops através do programa ‘Um Computador Por Aluno' (UCA) para os alunos e professores do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no Bairro América. Os alunos, que já desfrutam dos novos aparelhos com acesso a internet desde a última semana, utilizam os laptops na escola e ainda podem levá-los para casa.

A ideia é fazer com que os alunos se tornem cada vez mais íntimos do computador. Mas, segundo professores e diretores de escolas, é preciso ter alguns cuidados. "Na escola, eles usam os computadores sobretudo para pesquisa e diversão. Enquanto estão aqui, é nosso dever fiscalizar se fazem o uso adequado dos equipamentos e da internet. Em casa, esse controle cabe aos pais", afirma a coordenadora da Emef Maria Thétis Nunes, Ednalva Ferreira.

Wi-Fi

Para levar acesso livre à internet a vários pontos da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou seis novos ônibus das linhas Augusto Franco/Jardins e Augusto Franco/Hermes Fontes todos dotados de rede Wi-Fi, em parceria com a Viação São Pedro.

Segundo o gerente geral da Viação São Pedro, Luiz Anselmo de Carvalho Dantas, a empresa é pioneira na implantação do serviço no transporte coletivo de Aracaju. "Esse é mais um detalhe no conforto oferecido aos passageiros nos seis novos ônibus novos que começaram a circular na cidade, que também possuem poltronas acolchoadas, internet, GPS, câmeras de segurança", informa.

A internet pode ser acessada por qualquer cidadão que possua o suporte para o acesso, como laptop e celular, etc. Não é preciso senha e não há restrições de conteúdo, podendo o usuário acessar qualquer site da internet. Os ônibus que possuem o serviço apresentam o símbolo Wi-Fi indicando o livre acesso à internet.

Nota fiscal eletrônica

A emissão da nota fiscal eletrônica é um dos projetos da Secretaria Municipal de Finanças que está em curso para facilitar a vida dos contribuintes e das empresas. O processo de licitação está sendo concluída ainda neste mês de dezembro. "Esse é um projeto que está bastante adiantado, onde já foi realizado o pregão, os envelopes já foram abertos, estamos em fase de contratação da empresa", informa Jeferson Passos.

A nota fiscal eletrônica dispensará o uso de talões em papel, assim como a exigência que a empresa vá à secretaria solicitar a autorização para impressão de documentos fiscais. "Nós disponibilizamos um site onde as notas fiscais são geradas online. Essa medida vai reduzir custos, e proporcionar uma facilidade maior de fiscalização pela prefeitura e para o contribuinte, que terá a possibilidade de receber a própria nota fiscal, e o contrato, em seu e-mail, de forma ágil e simples", declara o secretário.

A nota fiscal eletrônica será obrigatória, mas a implantação ocorrerá de forma gradual. "Faremos isso das maiores para as menores empresas para que não haja transtornos nessa implantação. Além disso, criaremos um programa que permita a pessoa ter algum tipo de bônus, prêmio ou crédito quando ela solicitar a nota fiscal digital. Esse incentivo é para que o contribuinte solicite essa nota fiscal e auxilie a prefeitura na arrecadação de tributo pelo serviço prestado", disse.

Saúde

O secretário de Finanças destaca ainda o programa ‘Conexão Saúde', que está em implantação e visa modernizar todo o atendimento e gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inclusive com a disponibilização de prontuário via internet ao usuário do SUS. "Nós temos também ações em curso na Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos], como o monitoramento via GPS da coleta de lixo, e na SMTT com o monitoramento via GPS do trânsito", revelou.