Sobral: Agentes de Trânsito em Estado de Greve

Os agentes de trânsito de Sobral estão em estado de greve desde a última quinta-feira (24/12). A decisão veio em função de uma série de reivindicações que há mais de um ano a categoria vem tentando negociar com a Prefeitura de Sobral, sem nenhum avanço.

Após uma audiência de conciliação na justiça, os agentes decidiram não entrar em greve, mas ficarem em estado de greve, onde todos os serviços serão realizados, sem nenhum prejuízo para a gestão e a população.

A categoria permanecerá em estado de greve até a próxima terça-feira (28/12), data estabelecida pela audiência de conciliação para que a Prefeitura apresente resposta objetiva às reivindicações dos trabalhadores do trânsito de Sobral.

As reivindicações dos agentes de trânsito de Sobral, que deram origem ao movimento grevista e que há mais de um ano vêm sendo pautada pela categoria através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS), são:

– Correções salariais dos agentes de trânsito que prestaram concurso do nível médio e em nenhum momento foram observadas as complexidades, responsabilidades ou natureza de cargo;

– Gratificação de atividade de trânsito em percentual de 50% do salário base;

– Pagamento de gratificação de insalubridade em 20% do salário base;

– Fim da militarização do efetivo de trânsito municipal;

– Pagamento de horas extras relativo às horas excedentes e fim do banco de horas;

– Realizar concurso público em provimento efetivo para contratação de no mínimo 35
agentes de trânsito;

– Manutenção das escalas de revezamento de 12 x 36 h e de 8 x 18 h aos agentes de trânsito.

O SINDSEMS, diante da tentativa de negociação com a Prefeitura de Sobral e a sua negativa, considera vitoriosa a iniciativa de greve e a sua mudança para estado de greve, em função da conciliação proposta pela justiça, uma vez que o diálogo com o poder local estava inviabilizado e sem nenhuma possibilidade de avanço.

O SINDESEMS e os agentes de trânsito têm a clareza de que é fundamental oferecer à população um serviço de qualidade, mas considera que para isto é fundamental a valorização dos servidores e a garantia dos seus direitos.

Desde o início do processo de negociação com a Prefeitura de Sobral, há mais de um ano, o SINDSEMS e os agentes de trânsito sempre buscaram o acordo para evitar transtornos à população sem, no entanto, obter uma maior sensibilização por parte do poder local.
Estaremos aguardando o cumprimento do acordo de conciliação e mobilizados para as medidas necessárias para a garantia de um serviço público de qualidade com respeito aos servidores públicos municipais.

Fonte: SINDSEMS