SAMU Ceará funciona com operação especial no Ano Novo

Os acidentes envolvendo motocicletas foram as principais ocorrências atendidas pelo SAMU Ceará 192 em 18 municípios cobertos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entre os dias 24 e 27 de dezembro. A operação especial iniciada pelo SAMU Ceará 192 no dia 24 prossegue até o dia 1º de dezembro de 2011.

Com 28 chamadas, 19% do total, queda de moto foi a ocorrência mais atendida pelo SAMU Ceará no período, seguida de colisão de veículos, com 19 chamadas (13%) e agressões, com 12 chamadas (8%). O serviço foi acionado no período para atender 33 diferentes tipos de ocorrências e fez, no total, 145 atendimentos.

Sete ambulâncias novas estão sendo utilizadas na operação que o Polo 1 do SAMU Ceará 192 realiza durante as festas de final de ano. A operação dá prioridade às CEs 040 e 060 e cobre os 14 municípios do SAMU Litoral Leste mais 17 municípios do Maciço de Baturité e da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo são utilizadas 16 ambulâncias básicas, quatro UTIs móveis e duas motolâncias. Nos plantões atuarão 27 médicos, 10 enfermeiras, 30 técnicos de enfermagem, 50 socorristas, além de telefonistas e pessoas de apoio.

Para a operação, o SAMU Ceará 192 montou bases com uma UTI móvel e uma ambulância básica nos municípios de Caucaia e Pacatuba. Os municípios de Maranguape, Aracoiaba e Baturité têm uma ambulância básica cada um. Os municípios do Litoral Leste contam com duas UTIs móveis e 11 ambulâncias básicas. No Litoral Leste, a operação cobre os municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Na Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço de Baturité, os municípios cobertos são Caucaia, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O Polo 1 do SAMU Ceará 192 está estruturando uma frota de 43 veículos, entre ambulâncias de resgate e UTIs móveis. Serão 29 veículos novos, que se somarão aos 14 já existentes no SAMU Litoral Leste. A cobertura do Polo 1 do SAMU Ceará 192 será de 2 milhões de habitantes de 41 municípios do Maciço de Baturité, litorais leste e oeste, e da Região Metropolitana de Fortaleza. A exceção é a capital, que tem SAMU municipal. A expectativa é de que já em janeiro todos os novos veículos estejam regularizados para o Polo 1 do SAMU Ceará entrar em plena operação.

Fonte: Sesa