Sem categoria

Governadores tomam posse em todo o país

No primeira dia do ano, grande parte dos governadores do país preferiram assumir os cargos já pela manhã para acompanhar a posse de Dilma Rousseff durante a tarde em Brasília. No Ceará, governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), tomou posse pouco depois das 11h na Assembleia Legislativa do estado.

Em seu discurso, Cid afirmou que Dilma, a quem chamou de extraordinária mulher, tem uma grande responsabilidade de suceder "o maior e melhor presidente de toda a história do Brasil", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governador reeleito ainda agradeceu Lula por ter realizado "os grandes sonhos dos cearenses" ao citar obras realizadas no estado em parceria com o governo federal.

Tarso quer união dos poderes

Na Bahia, o governador eleito, Jaques Wagner (PT), assinou o termo de posse na Assembleia Legislativa do estado. Wagner e o vice-governador, Otto Alencar, leram o juramento de defender a Constituição do Estado da Bahia. Em seu discurso, o governador destacou ainda o papel das instituições do Estado e dos seus mandatários.

Ainda pela manhã, Wagner passou em revista à tropa da Polícia Militar, na rampa de acesso à Assembleia. Ele viaja ainda neste sábado para Brasília, onde participa da solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff.

Tarso Genro (PT), governador eleito do Rio Grande do Sul, tomou posse na manhã deste sábado na Assembleia Legislativa do estado. Num breve discurso de oito minutos, Tarso, que também foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes, conclamou a necessidade de união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, repetindo, segundo ele, a experiência do governo Lula.

Promessas de transparência

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tomou posse por volta das 10h25m. Casagrande chegou à Assembleia Legislativa em companhia da mulher, a dentista Maria Virgínia, e dos filhos Victor e Milla.

No discurso, ele relembrou seu primeiro mandato como deputado e valorizou a participação democrática da sociedade no novo governo. “Vamos fazer um governo transparente, aberto e com uma participação ativa de toda a sociedade”, prometeu Casagrande.

Depois de tomar posse como governador do Distrito Federal, em discurso na Câmara Legislativa, Agnelo Queiroz (PT) prometeu combater a corrupção que parece ter virado marca registrada de Brasília. “Não é aceitável que a capital federal seja percebida como sinônimo de corrupção, falcatruas e negociatas. Não é aceitável que uma cidade que nasceu para ser modelo seja hoje motivo de achincalhe e piada nacional”, afirmou.

O governador reeleito de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), tomou posse na Assembleia Legislativa do estado, em Campo Grande, às 9h. Durante a cerimônia foi executado o Hino Nacional Brasileiro e hino de Mato Grosso do Sul.

Ainda neste sábado, Puccinelli dará posse a 16 secretários de estado e presidentes de fundações, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Depois, deve seguir para Brasília.

O governador eleito de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o vice, Chico Daltro, tomaram posse na Assembleia Legislativa do estado. O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Sérgio Ricardo, leu o termo de posse no plenário das Deliberações da Casa de Leis.

No Paraná, o tucano Beto Richa (PSDB) tomou posse em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. O governador eleito do Tocantins, Siqueira Campos, também do PSDB, tomou posse na Assembleia Legislativa do estado, em Palmas. É a quarta vez que Siqueira Campos assume o governo do estado.

Em São Paulo, a cerimônia de posse do governador Geraldo Alkmin (PSDB) foi realizada pela manhã deste sábado na Assembléia Legislativa.

Na virada do ano

Os governadores Tião Viana (PT), do Acre, Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão, e Camilo Capiberibe (PSB), do Amapá, assumiram os cargos na virada do ano, logo após a meia-noite de sexta-feira (31). O horário escolhido para a cerimônia não tem a ver com os fogos da virada, segundo as assessorias dos governos, mas com a partida dos governadores para Brasília, onde acompanharão a posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, no início da tarde.

Ao todo, 18 governadores confirmaram presença na posse presidencial. Entre as exceções estão Omar Aziz (PMDB), governador eleito do Amazonas, Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba e Confúcio Moura (PMDB), de Rondônia, que receberão os cargos à tarde e não poderão acompanhar a transmissão presidencial.

Wilson Martins, governador reeleito do Piauí, que passou por uma cirurgia na última semana, também não vai participar da posse da presidenta eleita.

Com agências