Ministros baianos são empossados em Brasília
Após serem empossados no último sábado (01/01), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, os 37 ministros do governo de Dilma Rousseff (PT) participam de cerimônia de transmissão de cargos nesta segunda-feira (03). Entre eles, três baianos: Afonso Florence, no Ministério do Desenvolvimento Agrário; Luiza Helena de Bairros, na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Mário Negromonte no posto de ministro das Cidades.
Publicado 03/01/2011 18:25 | Editado 04/03/2020 16:19
As solenidades contaram com a participação do governador reeleito em primeiro turno, com quase 64% dos votos válidos, Jaques Wagner (PT), e o seu vice, Otto Alencar (PP). “A equipe é experiente e isso vai contribuir para que a presidenta Dilma Rousseff faça um bom governo”, afirmou Wagner, que conheceu, de perto, o trabalho de cada um dos novos ministros baianos – dois titulares, inclusive, ocuparam cargos de chefia nas secretarias estaduais de governo.
Florence é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e, durante a sua gestão, coordenou o Programa de Habitação Casa da Gente e teve atuação destacada na elaboração e execução do Água para Todos, que contemplou mais de 2,5 milhões de pessoas com ligações de água e esgotamento sanitário. Em seu discurso de posse, afirmou que manterá o diálogo com os movimentos sociais, mas preservando as propriedades rurais produtivas. O foco será o combate à pobreza no campo, a partir da “necessária” reforma agrária. “O Brasil ainda é um país com grande concentração de terra. Nós precisamos modernizar o campo. Ampliar o crédito, ampliar a assistência técnica, produzir mais alimentos”.
Ex- secretaria de Promoção da Igualdade, no período de 2008 a 2010, Luiza Bairros está entre as nove mulheres que vão compor o primeiro escalão do governo federal. A nova ministra já adiantou que uma das suas prioridades será a regularização das terras quilombolas, frisando que o desenvolvimento do país deve acontecer sem restrição aos direitos dos descendentes de quilombos.
Já Negromonte, um dos responsáveis pelo alinhamento do PP junto ao Governo Wagner, assume a pasta criada por Lula em 2003, responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida. “Com o apoio de todos os setores envolvidos nesse processo, e com a liderança da presidente Dilma Roussef, eu me comprometo a realizar uma gestão de alto nível, contemplando os anseios dos cidadãos brasileiros, atingindo o pleno objetivo para o qual foi criado o Ministério das Cidades, que é efetivar as políticas e programas para o desenvolvimento das cidades de forma organizada, ecológica, sustentável, promovendo a igualdade social, e assim, viabilizando no presente as obras que concretizarão o futuro”, declarou em coletiva antes da posse oficial.
O novo governo ainda conta com mais outros três baianos, empossados pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que tiveram seus cargos ratificados por Dilma Rousseff. São eles: Orlando Silva, à frente do Ministério dos Esportes desde março de 2006; Jorge Hage, que ocupa a chefia da Controladoria Geral da União desde junho de 2006; e José Sérgio Gabrielli, na presidência da Petrobras desde julho de 2005.
De Salvador,
Camila Jasmin, com Agências