Sem categoria

PCdoB concentrará ações pela redução da jornada de trabalho

O PCdoB vai levantar em 2011 a bandeira da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, e o aumento de 50% para 75% no valor da hora extra. É uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que tramita na Câmara desde 1995, quando foi apresentada pelo parlamentar, na época deputado federal.

Os comunistas vão levar à presidente Dilma Rousseff documento para reforçar o compromisso do partido e pedir apoio do Palácio do Planalto.

"Precisamos avançar nas conquistas dos trabalhadores", afirma a líder do Partido na Câmara e senadora eleita, deputada Vanessa Grazziottin (AM) em entrevista à Agência Estado. De acordo com a comunista, a redução da jornada de trabalho é um avanço necessário ao país.

Os comunistas somam-se às centrais sindicais nessa queda de braço com a classe empresarial. Juntam forças com o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, que vai pressionar pela votação do projeto para exigir uma definição do Congresso.

A redução da jornada de trabalho tramita no Congresso há uma década. Os empresários consideram que a redução implicará diretamente no aumento do desemprego. E defendem a manutenção da regra fora da Constituição.

Crescimento

Os comunistas tiveram discreta ascensão no Congresso, aumentando sua bancada de 13 para 15 deputados. Para aumentar seu poder de fogo, a bancada estuda a continuidade do Bloco de esquerda – bloco parlamentar formado com o PSB e PRB.

No Senado, novo reforço. Vanessa Grazziotin (AM) fará companhia a Inácio Arruda (CE), que tem mandato até 2015.

O partido tem espaço na Esplanada com Orlando Silva, ministro dos Esportes, que queria, mas não levou a Autoridade Pública Olímpica (APO), criada para coordenar as ações que dizem respeito às Olimpíadas de 2016.

Agência Estado
Com informações adicionais do Portal Vermelho