Sem categoria

Washington Post diz que nos EUA 100 bancos podem quebrar

Ao menos 100 bancos nos EUA estão outra vez sob o risco de quebrar. Esta notícia foi dada pelo diário norte-americano Washington Post em sua página eletrônica.

São os bancos que, em 2009, receberam uma forte injeção de dinheiro procedente do Tesouro do EUA. Por sua vez, o diário Wall Street Journal calcula que 98 bancos podem quebrar apesar de terem recebido 4,2 bilhões de dólares do governo de Barack Obama. E já se contabilizam sete bancos que trabalharam com subsídio governamental e quebraram, deixando um prejuízo de 2,7 bilhões de dólares à atual administração estadunidense.

O governo colocou agentes de fiscalização e controle em pelo menos 20 bancos, para supervisionar as juntas interventoras. Mesmo assim, em 2009 140 bancos quebraram nos EUA, significando uma média de 11 ou 12 bancos por mês.

Estas quebras sistemáticas implicaram a perda em ativos de 169 bilhões de dólares, dos quais 37,4 bilhões eram da Empresa Federal de Seguros Bancários (Federal Deposit Insurance Corporation – FDIC). De acordo com o FDIC, no quarto trimestre de 2009 a lista de bancos em situação de quebra envolvia 702 entidades, e seus ativos ascendiam a 403 bilhões de dólares. O último banco a quebrar, em dezembro, foi o First Federal Bank of Califórnia.

Fonte: librered.net