Sem categoria

Gastos militares dos EUA são metade do total mundial

A grande máquina de guerra dos EUA custa 1,5 trilhão de dólares (equivalente ao PIB brasileiro) ao ano, valor que significa 43% dos gastos militares em todo o mundo.

Leia também

Quanto à afinidade com a guerra, pouco importam os partidos ou as cores nos EUA. Republicanos, democratas, Bush, Obama, todos gastam desproporcionalmente para manter em andamento a grande máquina de guerra.

Dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz, de Estocolmo, revelam que os gastos militares dos EUA somam, sozinhos, quase tudo quanto os demais países aplicam no setor: 43% do total do mundo, ou 1.531.000.000.000 de dólares. É seis vezes mais do que a China gasta, seu mais próximo seguidor nesta obscura corrida.
 
OS EUA mantêm 560 bases militares fora de seu território, muitas delas herança que se mantém desde o final da Segunda Grande Guerra, há 65 anos. Eles ainda temem serem invadidos pelos nazistas, ou pelos russos?
Isto revela na realidade uma verdade oculta. Um dos fundamentos das guerras é ocupar zonas estratégicas a partir das quais se pode controlar o tráfico de armas, drogas, ou recursos como o petróleo.

O aparato de espionagem dos EUA tem mais pessoas com acesso a informação classificada que o número de pessoas que vivem em sua própria capital, Washington. É isto que permite acontecimentos com o ocorrido com o WikiLeaks.
Obama, o presidente que se embandeirou da paz em algum momento, propôs um orçamento militar 6% maior do que Bush havia feito em seu último ano de governo.

Fonte:http://pijamasurf.com (in www.rebelion.org))