Secretários têm 10 dias para apresentarem plano de ação

Durante a reunião com o secretariado, o governador Wilson Martins estabeleceu o prazo de 10 dias para que sejam enviados planos de ações para o primeiro semestre de cada pasta.

A execução dessas metas será acompanhada através de reuniões setoriais que serão realizadas a cada segunda-feira com a presença do governador. Essas reuniões envolverão órgãos distribuídos nos seguintes setores: Infraestrutura e Meio Ambiente, Social I, Social II, Institucional, Segurança e Justiça, e Desenvolvimento Econômico.

Os planos a serem apresentados pelos secretários devem conter as seguintes informações: diagnóstico; metas (factíveis); prazos e responsáveis; custos (fontes e recursos); lista de obras em andamento (estágio atual e pendências).

Esses planos deverão balizar as primeiras reuniões setoriais do Governo do Estado. De acordo com Wilson Martins, essas reuniões de monitoramento permitirão o acompanhamento frequente das ações do Governo e, consequentemente, maior eficiência da administração estadual. A cada semana, devem acontecer duas reuniões setoriais. Dessa forma, cada setor se reunirá a cada três semanas.

Para a melhoria da gestão pública, o governador determinou ainda a recriação da Comissão de Gestão Financeira (CGF), que será encabeçada pelo secretario estadual de Fazenda, Silvano Alencar, e contará com a participação das Secretarias Estaduais de Administração e Planejamento, além da Controladoria Geral do Estado.

“Essa Comissão irá orientar o governador sobre a autorização de despesas. Novos convênios, por exemplo, precisarão passar pela CGF. Os pagamentos pendentes devem ser encaminhados à Comissão para reprogramação”, comentou o governador.

O secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda, destacou a parceria entre o Governo do Estado e o Movimento Brasil Competitivo, uma Organização Não-Governamental que presta consultoria a fim de que elementos do ramo empresarial possam ser implementados no âmbito da administração pública. “Temos experiências muito exitosas com esse grupo, como em Pernambuco. Mas não podemos esperar o resultado dessa consultoria para imprimir um novo ritmo à administração. Por isso precisamos desse olhar orientado que estamos tentando implantar”, relatou Sérgio Miranda.