Sem categoria

Líder radical xiita retorna ao Iraque depois de exílio voluntário

O clérigo xiita Moqtada al-Sadr, um dos líderes da resistência fundamentalista iraquiana, voltou de surpresa ao Iraque nesta quarta-feira (5/1), encerrando quase quatro anos de exílio auto-imposto no Irã, noticiou o jornal norte-americano The Washington Post.

A chegada do clérigo, conhecido pelas posições anti-estadunidenses, foi noticiada pela televisão em todo o Iraque. Al-Sadr foi para a casa de sua família na cidade de Najaf, e em seguida visitou o santuário de Imame Ali, santo dos xiitas.

Segundo o correspondente do jornal em Kirkuk, longe de Najaf, uma multidão se juntou em frente à casa de Al-Sadr. E um porta-voz do clérigo disse que ele iria fazer um "pronunciamento à nação" na noite desta quarta ou na manhã de quinta-feira (6/1).

Há apenas duas semanas, o apoio da bancada parlamentar seguidora de Al-Sadr foi fundamental para que o o primeiro-ministro Nouri al-Maliki conseguisse formar maioria e montasse um novo governo de coalizão, encerrando uma longa crise política no Iraque.

Moqtada al-Sadr é filho de Mohammed Sadiq as-Sadr, importante líder xiita do sul do Iraque, assassinado em 1999, durante o regime de Saddam Hussein. Com a morte do pai, Moqtada assumiu papel de liderança entre a comunidade xiita iraquiana, e foi um dos principais adversários da ocupação norte-americana. Seguidores de Al-Sadr se rebelaram contra as tropas de ocupação anglo-americana pelo menos duas vezes, em 2004 (em Fallujah, Ramadi, Samarra e no bairro de Bagdá conhecido como Cidade Al-Sadr) e em 2006 (na cidade de Amarah). Nas duas ocasiões, militares dos EUA derrotaram os homens de Al-Sadr, mas não prenderam o clérigo.

De acordo com o Washington Post, acredita-se que Sadr tenha deixado o Iraque no início de 2007, durante a campanha militar contra insurgentes, quando um mandado de prisão foi emitido contra ele.

Opera Mundi