Novo protesto dos estudantes nas ruas do Centro de Salvador
Os estudantes de Salvador continuam protestando contra o reajuste no preço da tarifa do transporte coletivo na cidade. Após as manifestações no Iguatemi e na Estação da Lapa, os jovens fizeram um novo protesto no bairro do Comércio na tarde de hoje e estão organizando um ato muito maior para esta sexta-feira (7/1). A caminhada sairá do Campo Grande, às 14h, em direção à Praça Municipal, onde fica a sede da Prefeitura.
Publicado 06/01/2011 22:38 | Editado 04/03/2020 16:19
“Nós vamos continuar nas ruas até que o prefeito João Henrique revogue o reajuste da tarifa, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50, em pleno período de final de ano e de férias escolares. É a segunda vez que o prefeito faz isso, tentando evitar que os estudantes se oponham ao aumento, mas desta vez não deu certo”, afirma o diretor de Comunicação da União dos Estudantes da Bahia, Caio Botelho.
Intitulada de Revolta do Buzu 2011, a manifestação dos estudantes tem como objetivo principal a revogação do reajuste da passagem no transporte coletivo, mas não é apenas isto. A pauta de reivindicação inclui ainda o aumento e regulamentação dos postos de recarga do SalvadorCard; da frota de ônibus (inclusive no ‘pernoitão’); facultatividade da recarga antecipada; fim da taxa de revalidação do SalvadorCard; reforma das Estações de Transbordo e da Lapa, além de melhoria do Sistema de Integração.
Entre os pontos prioritários estão também a reativação do Conselho Municipal do Transporte, com participação paritária da sociedade civil; inclusão dos estudantes da Educação Profissional e Educação à Distância ao uso do SalvadorCard; inauguração do metrô e ampliação do percurso; adesão de todos os ônibus, inclusive os seletivos, ao sistema de meia passagem; regulamentação das passagens metropolitanas; fim das cotas diárias de meia-passagem; congelamento da tarifa e passe-livre.
De Salvador,
Eliane Costa