Sem categoria

Cuba muda comando de três ministérios

A imprensa cubana anunciou, na noite desta quinta-feira (06) que o governo da ilha fará três mudanças em sua equipe. De acordo com o comunicado oficial, o Conselho de Estado, acatando proposta do presidente Raúl Castro, designou novos ministros para as pastas de Informática e Comunicações e de Construção (Micons), e também uma nova presidente para o Instituto Nacional de Recursos Hídricos.

Com as mudanças, o comandante Ramiro Valdés Menéndez, de 78 anos, um membro histórico da Revolução, deixa o cargo de ministro de Informática e Comunicações, mas segue como vice-presidente. O posto será ocupado agora pelo general Medardo Díaz Toledo, engenheiro de 48 anos.

Valdés Menéndez, que se juntou às tropas que derrubarram Fulgêncio Batista em 1959, terá a função de supervisionar vários ministérios, como o próprio Informática e Comunicações, Construção e Indústria Básica.

No cargo de ministro da Construção assume René Mesa Villafana, um engenheiro civil de 52 anos que desde 2007 era o presidente do Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH). Ele substitui Fidel Figueroa de la Paz, cuja destituição se deveu a "erros cometidos na função", segundo o comunicado.

No lugar de Villafana, Inés María Chapman Waugh, de 44 anos, foi nomeada presidente do INRH, com status de ministra. As mudanças ocorrem em um momento em que a ilha debate uma série de medidas que visam a modernizar a economia de Cuba.

Desde que assumiu o poder após a doença do irmão Fidel, Raúl Castro já fez várias mudanças ministeriais. Em 2009, ele determinou a saída do Executivo de quatro vice-presidentes e oito ministros.

Com agências