Partidos árabes estão inquietos com possível divisão do Sudão
Os responsáveis por cerca de 30 partidos políticos árabes de 22 países expressaram neste sábado, em Rabat, sua "inquietação" perante a possível divisão do Sudão e incentivaram a democracia para evitar a secessão.
Publicado 09/01/2011 19:52
"Somos contra a separação e as divisões, que são doenças nocivas para o corpo árabe", declararam vários participantes da 54ª sessão do "Congresso dos partidos políticos árabes", realizada nos dias 8 e 9 de janeiro em Rabat.
"A Espanha evitou a divisão e a separação da região basca devido à democracia", garantiu um participante libanês.
"Inclusive se os Estados Unidos são um país federal e multiétnico, continuam unidos graças à democracia", acrescentou o líder de um partido jordaniano.
Cerca de 33 partidos provenientes de 22 países árabes – entre eles Jordânia, Líbano, Kuwait, Argélia, Tunísia e Iêmen, entre outros – participam deste Congresso, marcado neste ano pelo referendo no Sudão.
Os sudaneses do sul se pronunciam no domingo em um referendo de independência que pode provocar a divisão do maior país do norte da África, entre o Norte, majoritariamente muçulmano, e o Sul, principalmente cristão.
Os analistas preveem uma vitória da opção separatista. Pasíses da União Europeia e Estados Unidos consideram o plebiscito uma vítória.
Fonte: AFP