Sem categoria

Partidos árabes estão inquietos com possível divisão do Sudão

Os responsáveis por cerca de 30 partidos políticos árabes de 22 países expressaram neste sábado, em Rabat, sua "inquietação" perante a possível divisão do Sudão e incentivaram a democracia para evitar a secessão.

"Somos contra a separação e as divisões, que são doenças nocivas para o corpo árabe", declararam vários participantes da 54ª sessão do "Congresso dos partidos políticos árabes", realizada nos dias 8 e 9 de janeiro em Rabat.

"A Espanha evitou a divisão e a separação da região basca devido à democracia", garantiu um participante libanês.

"Inclusive se os Estados Unidos são um país federal e multiétnico, continuam unidos graças à democracia", acrescentou o líder de um partido jordaniano.

Cerca de 33 partidos provenientes de 22 países árabes – entre eles Jordânia, Líbano, Kuwait, Argélia, Tunísia e Iêmen, entre outros – participam deste Congresso, marcado neste ano pelo referendo no Sudão.

Os sudaneses do sul se pronunciam no domingo em um referendo de independência que pode provocar a divisão do maior país do norte da África, entre o Norte, majoritariamente muçulmano, e o Sul, principalmente cristão.

Os analistas preveem uma vitória da opção separatista. Pasíses da União Europeia e Estados Unidos consideram o plebiscito uma vítória.

Fonte: AFP