Sem categoria

Teste de sangue pode dar diagnóstico para Alzheimer

No Brasil, cerca de 6% da população com mais de 60 anos têm a doença.

Cientistas americanos desenvolveram um teste de sangue que pode dar um diagnóstico conclusivo para o Mal de Alzheimer ainda em vida e ajudar na pesquisa para um remédio no combate à doença. O Mal de Alzheimer afeta 35 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 6% da população com mais de 60 anos têm a doença.

Um simples exame de sangue capaz de detectar sinais do Mal de Alzheimer em pessoas que ainda vão demorar anos para ter os primeiros sintomas e, com isso, ajudar no tratamento para retardar os efeitos da doença.

Pesquisadores da Flórida desenvolveram o que, no futuro, também poderá ajudar os laboratórios farmacêuticos a desenvolverem remédios que combatam esta doença degenerativa e até hoje sem cura.

A nova técnica partiu do princípio de que muitas doenças levam o organismo a produzir proteínas alteradas. Em determinado estágio, o sistema imunológico começa a reconhecer essas proteínas como estranhas e passa a combatê-las, criando anticorpos.

O que os cientistas fizeram foi usar uma espécie de acervo de moléculas criadas em laboratório conhecidas como peptoides. Estes peptoides saíram em busca de anticorpos encontrados na corrente sanguínea de animais ou pacientes com doenças que não estavam sendo tratadas. Três peptoides conseguiram identificar as diferenças entre o sangue de pacientes saudáveis e com Alzheimer.

O pesquisador que liderou a equipe que desenvolveu o teste, doutor Thomas Kodadek, disse que que, em menos de um ano, kits para fazer o teste estarão disponíveis no mercado se o método obtiver a aprovação do governo norte-americano.

Ele afirmou também que a técnica poderá ser usada para descobrir casos iniciais de outras doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

Fonte: Agência de Notícias de Floripa