Sem categoria

Reflexão de Fidel Castro: Um ato atroz

Uma triste noticia foi divulgada na tarde de hoje (8) nos Estados Unidos: a congressista democrata pelo estado do Arizona, Gabrielle Giffords, foi vítima de um atentado criminoso enquanto participava em um ato político en seu distrito eleitoral de Tucson. Do outro lado da fronteira se encontra o México, o país latino-americano a que pertencia esse território, quando em uma injusta guerra lhe foi arrebatada mais da metade de su extensão.

Leia também

Por sua árida superficie, muitos dos que emigram do México, da América Central e outros países latino-americanos tentam escapar da fome, da pobreza e do subdesenvolvimento a que esses povos foram levados pelos Estados Unidos. O dinheiro e as mercadorias podem cruzar livremente a fronteira; os seres humanos, não. Sem falar das drogas e das armas que cruzam essa linha em uma e outra direção.

Centenas de milhares de latino-americanos, que naquele país realizam os trabalhos mais pesados e mal pagos, são capturados a cada ano e devolvidos a seus pontos de partida, muitas vezes separados de seus familiares mais próximos. Eles esperavam da nova administração uma retificação dessa política criminosa e desumana.

De acordo com as noticias recém chegadas, 18 pessoas foram alcançadas pelas balas, e seis morreram, entre elas, uma menina de 9 anos e o juíz federal John Roll.

A congressista foi gravemente ferida por um disparo na cabeça. Os médicos lutavam para salvar sua vida.

Ela é casada com o astronauta da Nasa, Mark Kelly. Foi eleita pela primeira vez ao Congreso em 2006, com a idade de 36 anos. “É partidária da reforma migratória, da pesquisa sobre células-tronco e as energias alternativas”, medidas que a extrema direita detesta. Ela tinha sido reeleita como representante democrata nas últimas eleições.

Perguntado pela imprensa se tinha inimigos, seu pai respondeu: “É tudo o Tea Party“.
Sabe-se que a ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2008 e líder do Tea Party, Sarah Palin, publicou em seu sitio na internet como objetivo para os seguidores de seu partido, um mapa do distrito congressual de 20 representantes que haviam apoiado a proposta de reforma da saúde do presidente Obama, e os tinha marcado com a mira de um fuzil.

O adversário da congressista Gabrielle Giffords era um ex mariner que na campanha eleitoral apareceu com um fuzil M-16 em uma propaganda, cujo conteúdo, segundo se informa, era: “Ajude a derrotar Gabrielle Giffords…Dispare o gatilho de um M-16 automático com Jesse Kelly.”

Em março de 2010 o comitê eleitoral de Gabrielle foi atacado. Ela declarou que quando as pessoas faziam isso, tinham que dar-se conta de suas consequências; os líderes políticos devem reunir-se e dizer quais são os limites.

Qualquer pessoa sensata poderia perguntar-se se um fato como este ocorreu no Afeganistão ou em um distrito eleitoral no Arizona.

Obama declarou textualmente: “É uma tragédia inqualificável, alguns estadunidenses foram baleados…”

“E enquanto continuamos investigando, sabemos que algumas pessoas morreram e que a deputada Giffords está gravemente herida…”

“Ainda não temos todas as respostas. O que sabemos é que um ato de violência tão insensato e terrível não tem cabimento em uma sociedade livre…”

“Peço a todos os estadunidenses que se unam a mim e a Michelle para ter a congressista Giffords, as vítimas desta tragédia e suas familias presentes em nossas orações.”

Seu apelo é relativamente dramático e bastante triste. Até os que não compartilhamos em absoluto suas ideias políticas ou filosóficas, desejamos sinceramente que não morram crianças, juízes, con gressistas nem cidadão algum Estados Unidos de forma tão absurda e injustificável.

É triste recordar que no mundo estão perdendo a vida todo ano muitos millhões de pessoas, como consequência de guerras absurdas, pobreza, fome crescente e deterioração do meio ambiente, promovidas pelas nações mais ricas e desenvolvidas do planeta.

Gostaríamos que Obama e o Congresso dos Estados Unidos compartlhassem essas preocupações com os demais povos.

Fidel Castro Ruz
8 de janeiro 2011
21 h 11

Fonte: Prensa Latina