Prefeituras do PCdoB premiadas por eficiência no combate a dengue

Agraciadas com o prêmio Edno Batista Rebouças por sua eficiência no combate ao mosquito da dengue, 37 prefeituras baianas conseguiram atender aos critérios estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde – Sesab no controle da endemia. Na lista, cinco cidades administradas pelo PCdoB desde 2008: Campo Alegre de Lourdes, Correntina, Gandu, Rodelas e Tanhaçu.

Com objetivo de estimular os servidores a participarem de atividades integradas na prevenção e controle da dengue, os contemplados com o prêmio são os próprios Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde – 615 e 1.961 mil, respectivamente, em toda Bahia, os quais receberão um salário mínimo cada. “Esses profissionais formam um exercito civil em defesa da saúde e vieram para fechar o ciclo de construção do SUS (Sistema Único de Saúde), pois eles vão a lugares em que dificilmente o medico pode ir, e levam a Atenção a Saúde a cada rincão mais longínquo de nosso país e de nosso estado”, destacou a deputada federal do PCdoB, Alice Portugal.

A parlamentar, que é Farmacêutica e Bioquímica de formação, ressaltou ainda a economia que a atuação desses profissionais representa para o SUS por conta de executarem uma medicina preventiva e, consequentemente, pouparem gastos públicos com os procedimentos curativos dos hospitais. Inclusive, a efetivação do Plano de Carreira e do Piso Salarial Nacional para as duas categorias é uma das principais reivindicações de Alice. Atualmente, a proposta está sendo discutida no âmbito do Ministério do Planejamento, já que o Governo ainda não encaminhou parecer para ser apreciada pelo Congresso Nacional. Os debates contam com a participação dos Agentes, representados pela confederação nacional da categoria.

“São os profissionais que aplicam as campanhas de saúde pública e fazem o cotidiano da Atenção Básica da Saúde. É um trabalho valiosíssimo e precisa ser reconhecido. Eu quero parabenizar os municípios e, acima de tudo, seus agentes pela premiação recebida e dizer que continuamos na luta pela aprovação do Plano e do Piso”, enfatizou. Um dos critérios adotados na premiação da Sesab foi, justamente, a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos agentes. As cidades coroadas também cumpriram com as metas de visitas domiciliares pactuadas e conseguiram manter o índice de infestação predial média municipal igual ou inferior a 1%.

De Salvador,
Camila Jasmin