Estudantes promovem nova passeata nesta quinta

Do JC Online

Os estudantes realizam passeata nesta quinta-feira (13) para protestar mais uma vez contra o reajuste de 8,66% no valor das passagens de ônibus na Região Metropolitana.

O reajuste está em vigor desde o último domingo. Nesta quarta (12), estudantes secundaristas e ligados a diretórios centrais de quatro universidades pernambucanas, que lideram protestos na cidade contra os aumentos, se reuniram na sede da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), na Boa Vista, para decidir o local das próximas ações.

O grupo decidiu que a mobilização acontecerá em dois momentos. Ao meio-dia, cerca de 100 jovens irão distribuir 10 mil panfletos na Avenida Conde da Boa Vista, próximo à Rua do Hospício. Eles também pretendem recolher 20 mil assinaturas até o dia 28 janeiro. O documento será entregue ao secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral.

À tarde, por volta das 14h, será realizada uma passeata com concentração na Praça da Independência, bairro de Santo Antônio, também no Centro. O roteiro será definido um pouco antes do início da passeata pelo Comitê Contra o Aumento das Tarifas de Ônibus. Entidades sindicais também foram convidadas a participar da manifestação.

O último protesto dos estudantes ocorreu na terça-feira (10) e provocou vários congestionamentos na cidade.

MINISTÉRIO PÚBLICO – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou nesta quarta-feira (12) que vai investigar se houve aumento abusivo das passagens. A Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor instaurou procedimento preliminar e notificará o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) e o Grande Recife Consórcio de Transportes, para que informem os cálculos que levaram ao percentual de reajuste de 8,66%.