Frei Caneca é homenageado nesta quinta

O Museu da Cidade do Recife, equipamento cultural da PCR, apesar de estar em obras, não deixa de prestar sua homenagem ao Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo (Frei Caneca).

A cerimônia vai ser realizada nesta quinta-feira (13), a partir das 17h, no próprio Museu. O tributo começa com a colocação de flores no busto do frei, ao toque de silêncio. Em seguida, as autoridades presentes vão discursar e prestar homenagens ao religioso. Ao fim, haverá um repique de sinos.

Frei Caneca ficou conhecido como um revolucionário que atuou nos movimentos de 1817 e 1824, respectivamente Revolução Pernambucana (1817) e Confederação do Equador. Além disso, o religioso era poeta, jornalista e político.

Arcabuzamento – A data escolhida para prestar homenagem ao carmelita é referência ao dia em que este foi morto diante dos muros do Forte das Cinco Pontas. Frei Caneca foi despojado do hábito religioso, no entanto, os três carrascos encarregados de executá-lo se negaram a realizar a tarefa de enforcá-lo. Assim, a Comissão Militar ordenou seu arcabuzamento (fuzilamento por vários soldados armados com arcabuzes). O corpo de Caneca foi colocado em um caixão de pinho junto a uma das portas do templo carmelita, no Centro do Recife, de onde foi recolhido pelos religiosos e enterrado em local até hoje não-identificado.

Serviço:
Homenagem a Frei Caneca
Quando: 13 de janeiro
Onde: Museu da Cidade do Recife – Praça das Cinco Pontas, s/n Bairro de São José
Horário: às 17h

Fonte: Prefeitura do Recife