João Ananias apoia criação de Fundo de Atenção Secundária à Saúde

O deputado João Ananias (PCdoB) ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio, na sessão plenária desta sexta-feira (14/01), para destacar a mensagem do Executivo que propõe a criação do Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde. "O Governo inova quando propõe um fundo especifico para atenção secundária, que não se choca com o fundo estadual", explicou.

O parlamentar explicou que o fundo vai custear a manutenção de equipamentos que tratam da atenção secundária como as policlínicas, as Clínicas de Especialização Odontológica (CEOs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Alguns municípios não têm condição de bancar o custo de certos exames e o fundo vem para ajudar a financiar estes serviços”, disse.

Para o parlamentar, a proposta do Governador, além de inovadora, é ousada. "O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) não dá para bancar todas as demandas, não dá para o custeio nem para o financiamento. Para notar isso, vide os hospitais do interior do Estado", afirmou.

Segundo ele, com a aprovação da mensagem, o Ceará será o primeiro estado do Brasil a criar um fundo específico para financiar o custeio e a manutenção das unidades de saúde para atenção secundária, que é bem mais complexa que a primária.

Em aparte, o deputado José Sarto (PSB) salientou que, com a aprovação do texto, o Estado vai ser "vanguarda das políticas públicas de Saúde". O deputado Moésio Loiola (PSDB), também enalteceu a proposta, mesmo lamentando a situação da saúde pública no Estado.

Áudio (disponibilizado por uma semana)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL