Juazeiro: Prefeitura vai ampliar rede assistencial

Visando a ampliação da rede socioassistencial na cidade, a Prefeitura de Juazeiro assinou convênios de auxílio financeiro para entidades, centros de recuperação e instituições não-governamentais que atuam na prestação de serviços de assistência gratuita à população. Também foram entregues equipamentos e kits para reestruturar programas e espaços sociais mantidos pelo município.

Ao longo do ano passado, a administração do comunista Isaac Carvalho já havia realizado ações de recuperação desses espaços, a exemplo da reativação do Banco de Alimentos e do Restaurante Popular, e da reforma das casas de passagem locais. Também foi retomada a parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia para inclusão no programa “Nossa sopa”; além da ampliação da participação de Juazeiro dentro do ProJovem Urbano, que saiu de 600 vagas para 3.050 mil.

“A mudança de perspectiva da aplicação da política de assistência social, neste governo, deixa o assistencialismo para garantir, aos cidadãos, todos os direitos instituídos pela Constituição”, afirmou a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, Maria José Alves.

Juazeiro também aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, implantado em setembro de 2010 e que beneficiou cerca de 27 entidades socioassistenciais e cadastrou 48 agricultores familiares até dezembro. Instituído em 2003, pelo Governo Federal, e regulamentado em 2006, o PAA integra as ações do ‘Fome Zero’ e funciona como um apoio aos agricultores familiares através da aquisição de alimentos destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e que são atendidas por programas sociais.

“Ao assegurar, aos pequenos agricultores, a aquisição de seus produtos, o governo lhes transmite segurança e, como os preços são remuneradores, eles se sentem incentivados a produzir mais e melhor”, destacou secretário municipal de Agricultura, Agnaldo Meira. O PAA é anual e será retomado a partir de fevereiro.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro