Sem categoria

Dilma sobrevoa região afetada pelas chuvas no Rio

A presidente Dilma Rousseff desembarca na manhã desta quinta-feira (13), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Dilma fará um sobrevoo pela região serrana, arrasada pelas chuvas desta semana. Os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo foram os mais prejudicados.

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (13) publica a Medida Provisória nº 522 que coloca à disposição R$ 780 milhões para os Ministérios da Integração Nacional e Transportes, além da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os recursos são para estados e municípios atingidos pelo transbordamento de rios e córregos em função das intensas chuvas das últimas horas.

Mortos na região

Já passa de 300 o número de mortos em municípios da região atingidos pelo temporal na madrugada de quarta-feira (12). Durante a madrugada desta quinta (13) a Defesa Civil encontrou mais corpos na região. De acordo com as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, o número de desabrigados chega a 2,7 mil.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio vai enviar caminhões-pipa aos municípios de Teresópolis e Friburgo, que sofrem com problemas na distribuição de água.

Hospital de campanha

A Marinha do Brasil vai instalar nesta sexta-feira (14) um hospital de campanha em Nova Friburgo. O pedido de instalação da unidade hospitalar móvel no município – um dos mais atingidos pelas chuvas que castigam o estado – foi feito pelo governador Sérgio Cabral ao comandante da Marinha, almirante Júlio de Moura.

Na quarta à noite, a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil começaram a instalação de um hospital de campanha em Teresópolis — outro município da região serrana atingido pela enxurrada.

A Petrobras, atendendo também a pedido do governo do estado, vai enviar nesta quinta-feira helicópteros que serão usados em operações de busca nas áreas rurais e de difícil acesso em Nova Friburgo.