Sem categoria

Mortes chegam a 548 no RJ; Cabral decreta luto oficial de 7 dias

O número de mortes causadas pela chuvas e por deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro não para de subir. Na manhã deste sábado (15), a Defesa Civil do estado informou que o total de mortos na tragédia chegou a 548. O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de sete dias no estado pelas vítimas das chuvas. O decreto entra em vigor na segunda-feira (17), quando será publicado no Diário Oficial.

Em Nova Friburgo e Teresópolis – dois dos municípios mais atingidos pela enxurrada da última quarta-feira (12) –, a população já começa a enfrentar problemas de abastecimento. Algumas localidades sofrem com a falta de luz, água e serviço de telefonia.

Também há problemas na entrega de medicamentos, embora o Ministério da Saúde tenha enviado mais de 7 toneladas de kits de primeiros socorros, analgésicos e antitérmicos para a região. Vários municípios continuam isolados. Há relatos de moradores de que dezenas de corpos estão sob os escombros, principalmente nas áreas de difícil acesso

Em nota divulgada neste sábado (15), o governo do Rio diz que o estado está disponibilizando máquinas e equipamentos para ajudar os municípios prejudicados pelas chuvas a remover escombros, desobstruir ruas e reconstruir estradas. O texto lembra que, ao contratar firmas para reforçar e acelerar a limpeza, o governo também contribui para a prevenção de problemas de saúde decorrentes do lixo acumulado.

Já a secretaria de Assistência Social está providenciando o pagamento de aluguéis sociais e a distribuição de itens necessários à população, como donativos e mantimentos. As equipes da Saúde e da Defesa Civil reforçam as ações permanentes de busca e atendimento de sobreviventes e o resgate de mortos.

Da Redação, com informações da Agência Brasil