Sem categoria

Comunistas do Vietnã elegem novo líder

O Birô Político do Partido Comunista do Vietnãm (PCV) elegeu nesta quarta-feira (19) Nguyen Phu Trong como seu novo secretário geral para o período entre o 11º e o 12º congresso do partido. O 11º congresso acaba de realizar-se na capital vietnamita, Hanói.

Formado em literatura e membro do Comitê Central do PCV desde 1994, Trong presidia a Assembleia Nacional do Vietnã desde junho de 2006, e agora substitui Nong Duc Manh no posto máximo do partido.

A eleição desse doutor em ciências políticas formado na Rússia já era esperada. Em suas palavras iniciais ratificou seu compromisso com o atual processo de transição ao socialismo.

Trong nasceu em 14 de abril de 1944 em Hanói, ingressou no Partido em 1968, e teve uma ativa trajetória como teórico na revista "O Comunista", antes de se tornar quadro profissional.

Entre 2000 e 2006 atuou como primeiro secretário do PCV em Hanói, em 2002 foi eleito deputado para a 9ª Legislatura do Parlamento, e em junho de 2006 passou a presidir a Assembleia Nacional.

Considerado uma das quatro figuras principais do governo vietnamita, Trong representou o Vietnã no ano passado na Cúpula do G-20, realizada no Canadá, onde manteve reuniões com os líderes das maiores economias do mundo.

Seu antecessor, Nong Duc Manh, pasou à aposentadoria regulamentar depois de encabeçar o PCV durante dois mandatos consecutivos, pois a idad limite para ingressar no Biró Político é 67 anos.

Ao passar o cargo, ele foi ovacionado pelo plenário. Seus aportes ao processo de renovação, industrialização nacional e construção do socialismo foi emotivamente ressaltado pelo novo líder.

Prensa Latina