Sem categoria

Congresso do PCV reforça compromisso com o socialismo no Vietnã

O Vietnã encerrou o 11º Congresso do seu Partido Comunista (PCV) com um forte compromisso com a construção do socialismo, a estabilização da economia e o combate à corrupção.

O encontro concentrou-se em reforçar a disciplina e os valores revolucionários mais do que discutir as possíveis soluções para a inflação e outros entraves à industrialização do país. Para o recém eleito 11º mandato, compõem novamente a direção o atual sub-secretário Truong Tan Sang, o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung, e os ministros Phung Quang Thanh (Defesa) e Le Hong Anh (Polícia).

Também reassumem o vice-premier Nguyen Sinh Hung, os secretários do partido na Cidade Ho Chi Minh e Hanói, Le Thanh Hai e Pham Quang Nghi, e To Huy Rua, chefe de propaganda e educação do órgão.

As cinco novas figuras da direção são Tran Dai Quang, Tong Thi Phong, Ngo Van Du, Dinh The Huynh e Nguyen Xuan Phuc, eleitos por 175 membros titulares e 25 suplentes do Comitê Central.

Vários analistas disseram que a ratificação de Tan Dung como membro da direção abre caminho para um segundo mandato como primeiro-ministro, após um 2010 particularmente difícil.

Os delegados aprovaram o projeto de estatutos, que incluiu poucas mudanças, a maioria de nomenclatura, para simplificar e reforçar o papel do partido enquanto condutor e regulador da sociedade.

Pensamento crítico e autocrítico

O texto promoveu o pensamento crítico e autocrítico e defendeu mais poder para as comissões mais inferiores para denunciar violações disciplinares e éticas entre os quadros superiores.

O secretário-geral que encerra o seu mandato, Nong Duc Manh, admitiu que os membros do partido esperam mais de seus líderes, e saudou os apontamentos feitos no sentido de superar as insuficiências da direção partidária.

O veterano político considerou que este congresso abre uma nova era na construção de um Vietnã socialista, com um povo próspero desfrutando de um país forte, democrático, justo e civilizado. Seu sucessor, Nguyen Phu Trong, considerou que os debates dos últimos nove dias refletem a natureza democrática do congresso e seu desejo de responder aos interesses do povo.

As resoluções reafirmaram, ainda, o compromisso da nova direção política com a soberania do país, seguindo com criatividade a ideologia marxista-leninista e a moral do herói nacional Ho Chi Minh.

Entre os desafios imediatos da organização estão a contenção da inflação e do custo de vida, e a avaliação sobre se é preciso renunciar ao vertiginoso crescimento para evitar uma eventual crise.

Na sequência deste congresso, o Vietnã prepara-se para o "Tet” (Ano Novo Lunar), à espera das eleições legislativas de maio, que definirão os cargos de presidente da república, primeiro-ministro e presidente da Assembleia Nacional.

Da redação, com Prensa Latina