Sem categoria

Com comando provisório, PMDB-SP abre caminho para ala de Temer

Quase um mês depois da morte de seu ex-presidente Orestes Quércia, o PMDB paulista decidiu, na noite desta quarta-feira (19), instituir uma comissão executiva provisória. O comando ficou com o deputado Baleia Rossi, filho do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Cerca de 75% dos integrantes da Executiva Regional (montada por Quércia) aceitaram renunciar aos cargos diante da nova realidade.

Na semana passada, lideranças estaduais peemedebistas definiram o cronograma de renovação da executiva da legenda, que passa por um vácuo de poder desde a morte de Quércia. A fórmula teve o aval do vice-presidente da República, Michel Temer, que passa agora a ser a principal liderança do partido em São Paulo. “É a oportunidade de o Michel dirigir politicamente o partido”, disse um dirigente da sigla.

A solução definida pela direção do PMDB em reunião com Temer passa pela dissolução da atual diretoria e a realização de eleições internas em 90 dias, sob a coordenação da comissão provisória. Na avaliação de peemedebistas, a renovação abre caminho para o surgimento de novas lideranças no estado.

A expectativa é de que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, migre para o PMDB em março, trazendo consigo outros membros de seu atual partido. “O Kassab é importante para renovar o partido. Nós não podemos ter medo de nos abrirmos para novas lideranças”, argumenta o presidente municipal do PMDB em São Paulo, Bebeto Haddad.

Da Redação, com agências