Sem categoria

Organização solidária impulsiona apoio à independência dos povos

O apoio à luta das nações por sua autodeterminação e desenvolvimento continua identificando hoje o trabalho da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e América Latina (Ospaaal).

Em declarações à agência noticiosa Prensa Latina, seu secretario-geral, Alfonso Fraga, disse que ao ser comemorado em janeiro o 45º aniversário de sua fundação, as ações de solidariedade da organização se mantêm com amplitude e solidez voltadas para os povos dos três continentes.Isto se evidencia no repúdio à frequente intervenção ou agressão norte-americana a qualquer país, especialmente o bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba e a manutenção do status colonial de Porto Rico, indicou.

Fraga afirmou que o apoio à Venezuela e ao destacado papel da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América na integração regional são atualmente fatores chaves da ação solidária da Ospaaal.

A instituição impulsiona além domais a luta pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998.Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero y Fernando González cumpem severas penas por terem informado sobre planos criminosos de grupos anticubanos baseados no estado norte-americano da Flórida.

O combate dos palestinos contra os agressores sionistas e do povo saharaui contra a opressão marroquina a favor de sua soberania e independência, constituem também motores essenciais do trabalho solidário da organização, sublinhou. Outos objetivos, disse, referem-se á luta dos povos da África e Ásia para ampliar suas áreas de integração e fortalecer a soberania e a independência de seus países.

A Ospaaal é uma organização não governamental de caráter internacional, que oferece, canaliza e enlaça a solidariedade entre os povos da África, Ásia e América Latina, en torno de suas demandas e reivindicações fundamentales, afirmou Fraga.Defender a plena vigência da solidariedade entre os povos e ampliar os espaços de interc|âmbio e reflexão em torno de temas que mobilizam a amplos setores da sociedade civil contemporânea estão entre os objetivos fundamentais da entidade.

Prensa Latina