Pós-graduandos farão pressão por reajuste de bolsas de pesquisa
Ocorrerá na próxima sexta-feira (21) a reunião da diretoria da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), que conta com 31 membros. A reunião será no Rio de Janeiro, às 14h, e entre os principais assuntos a serem debatidos na reunião está uma campanha pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado.
Publicado 20/01/2011 15:20
As bolsas já estão há três anos sem reajuste, contrariando a política aprovada no último Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010).
Um elemento que tensiona este debate é o esforço que o governo federal vem fazendo para garantir metas de inflação e superávit, implementando cortes em orçamentos como o do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do qual foram retirados R$ 600 milhões para um fundo que objetiva reservar recursos para o pagamento de juros da dívida pública. A ANPG entende que Educação e C&T não são gastos, mas sim investimentos, e a importância do investimento em C&T para o desenvolvimento soberano do país será um dos temas discutidos.
Temas vários relacionados à política nacional de ciência e tecnologia também serão debatidos, visto que a diretoria debaterá a atualização da visão política da entidade, já que este é o primeiro fórum da ANPG que ocorre desde a posse da nova presidente da república, Dilma Rousseff.
Outro tema em discussão é a organização do Conselho Nacional de Associações de Pós Graduandos (Conap), evento que deve ocorrer ainda neste semestre.
Serviço
Reunião ampliada da diretoria da ANPG
Quando: dia 21 de janeiro (sexta-feira), às 14h
Onde: Auditório do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Bairro: Catete)
Rio de Janeiro, RJ
Fonte: ANPG